Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]Se você costuma cortar as etiquetas das roupas assim que chega da loja, talvez esteja eliminando uma importante aliada para conservar melhor suas peças. Apesar de muitas vezes passarem despercebidos, os símbolos presentes nessas etiquetas indicam os cuidados essenciais de lavagem, secagem, alvejamento e passadoria.
Como explica Marinês Cassiano, especialista têxtil da rede de lavanderias 5àsec, cada figura estampada na etiqueta carrega uma informação prática e padronizada. A norma que regulamenta esses símbolos no Brasil é a ABNT ISO 3758:2013, usada também em diversos países da América Latina e da Europa, baseada no sistema internacional Ginetex.
Um dos símbolos mais comuns e com mais variações é o quadrado, que representa a forma ideal de secagem.
Quando aparece com um círculo dentro, indica que a peça pode ser colocada na secadora. Uma bolinha dentro do círculo sinaliza temperatura mínima, enquanto duas bolinhas permitem temperatura máxima. Se o símbolo estiver com um X, a peça não deve ir à secadora.
Outras variações do quadrado ajudam a entender se a roupa deve secar no varal, sobre uma superfície plana, sem ser torcida ou em cabide, dependendo da presença de traços e linhas dentro do quadrado.
O círculo isolado está ligado à limpeza profissional, tanto a seco quanto a úmido. Caso esteja riscado, essa técnica deve ser evitada. Letras dentro do círculo indicam o tipo de produto ideal para a higienização:
Uma ou duas linhas sob o círculo apontam para a necessidade de processos mais delicados.
Já o triângulo traz informações sobre o uso de alvejantes. O símbolo sozinho libera o uso do produto, mas se estiver com um X, o alvejamento é proibido. Dois riscos diagonais dentro do triângulo indicam que o uso deve ser restrito a alvejantes sem cloro. Caso o triângulo contenha a sigla CL, o uso de cloro está permitido.
Outro símbolo importante é o ferro de passar, que aparece nas etiquetas para indicar a temperatura adequada para cada peça. Uma bolinha dentro do ferro sugere passar em até 110ºC; duas bolinhas permitem até 150ºC; e três bolinhas indicam que o tecido pode suportar até 200ºC. O símbolo do ferro riscado informa que a peça não deve ser passada.
Compreender esses sinais ajuda a manter as roupas com boa aparência por mais tempo, além de evitar danos que poderiam ser facilmente prevenidos. Na dúvida, é sempre recomendável procurar serviços de lavanderia especializada, especialmente para peças delicadas ou com instruções restritivas. Conhecer e respeitar os símbolos das etiquetas é um cuidado simples que faz toda a diferença no dia a dia.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.