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Publicado em 23/10/2025, às 09h27 - Atualizado às 09h50
São Paulo, 23/10/2025 - As viagens multigeracionais refletem uma nova fase do turismo, em que o valor da experiência supera o simples ato de viajar. Famílias estão redescobrindo o prazer de explorar o mundo juntas, não somente por conveniência, mas pela troca que isso proporciona. Segundo pesquisa Travel Trends, realizada pelo Skyscanner, em 2026, 44% da geração Boomers – pessoas com mais de 60 anos, pretendem viajar mais, e 44% deles querem levar filhos maiores de 18 anos, e outros 10% com menores de 18 anos.
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Criar memórias é o principal motivo que leva essa geração a viajar com sua família na vida adulta e 70% afirmaram que “realmente gostam de viajar com membros da família”.
Além disso, quase a metade dos viajantes com mais de 60 anos, 46%, pretendem gastar mais com viagens internacionais.
A pesquisa mostra ainda que os passeios e as atividades durante as viagens foram apontados por esses viajantes como opções de onde eles pretendem gastar.
Com isso, eles querem ampliar amizades e conhecimento: 61% dos entrevistados informaram ainda que o principal motivo das suas viagens é para conhecer pessoas de diferentes, culturas e origens.
“Ao reunir diferentes gerações em uma mesma jornada, surgem novas perspectivas, os mais jovens trazem curiosidade e energia, enquanto os mais velhos oferecem repertório e histórias. O resultado são viagens mais significativas, em que cada destino se transforma em um ponto de encontro entre tempos, valores e memórias”, afirma Isla dos Santos, especialista em voos e viagens do Skyscanner.
De acordo com o levantamento, com o custo de vida ainda sendo prioridade para as decisões, as viagens do próximo ano estão sendo planejadas com propósito, moldadas por paixões, prioridades e por uma noção individual do que realmente vale a pena.
Os dados revelam as principais tendências dos brasileiros que irão moldar o comportamento dos viajantes em 2026, abrangendo novos hábitos de consumo, preferências culturais e escolhas de destinos.
Entre os destaques estão sete tendências globais que mostram como os viajantes estão redesenhando suas jornadas, além de listas dos destinos mais buscados na plataforma e dos locais com maior queda no preço das passagens aéreas (partindo de São Paulo).
“Os brasileiros estão voltando seus olhares para destinos menores e menos conhecidos, que oferecem experiências autênticas, além das atrações turísticas já consolidadas”, revela Bruna Reis, especialista em voos e viagens do Skyscanner.
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Segundo a Skyscanner, estes são os dez destinos que registraram os maiores aumentos nas buscas feitas por brasileiros em relação ao ano anterior.
1 - Barretos, Brasil – Famosa pelo rodeio e pela cultura sertaneja, Barretos vem se consolidando como um polo turístico após investimentos em infraestrutura e ações de promoção nacional e internacional.
2 - Copiapó, Chile – Porta de entrada para o Atacama e o Desierto Florido, fenômeno natural raro que deve ocorrer na primavera de 2026.
3 - Assunção, Paraguai – A capital paraguaia ganha visibilidade com novas rotas internacionais e um aumento de 53% no turismo em 2025.
4 - Montego Bay, Jamaica – Resort caribenho com praias, campos de golfe e vida noturna vibrante, em alta graças ao número recorde de visitantes da América Latina e à forte repercussão na mídia.
5 - Santa Cruz, Bolívia – Cidade tropical que combina charme colonial e vida moderna, atraindo turistas como base para explorar as missões jesuíticas, parques naturais e a rota até o Salar de Uyuni.
6 - Oranjestad, Aruba – Sol, mar azul e clima agradável o ano todo. O destino vem ganhando popularidade entre os brasileiros com o aumento das opções de voos diretos.
7 - Hong Kong, China – Metrópole vibrante de gastronomia, cultura e eventos, em alta após a flexibilização de vistos para brasileiros.
8 - Casablanca, Marrocos – Seus mercados coloridos e passeios pelo deserto têm atraído brasileiros depois de viralizarem no TikTok e no Instagram.
9 - Sófia, Bulgária – Uma forma acessível de explorar a Europa. Montanhas, cafés e uma atmosfera tranquila tornam a cidade atraente para quem busca baixo custo e autenticidade.
10 - Tirana, Albânia – Conhecida por suas ruas coloridas e clima festivo, ganhou fama entre brasileiros como a “nova Croácia”, ainda pouco explorada.
Procurando destinos interessantes que não pesem no bolso? Os especialistas do Skyscanner reuniram as tarifas aéreas que registraram as maiores quedas no preço para o próximo ano.
A redução é resultado de fatores como a abertura de novas rotas, o aumento de frequências por companhias aéreas low cost e a retomada de voos diretos, como a rota São Paulo–Porto, recentemente reativada, explica a empresa.
Em 2026, o turista brasileiro promete embarcar mais e gastar mais. Segundo levantamento do Skyscanner com mil viajantes do país, 58% planejam viajar mais ao exterior do que em 2025, impulsionados por um desejo crescente de experiências personalizadas e enriquecedoras.
As experiências são o novo luxo: 63% querem gastar com passeios e tours, enquanto 51% planejam viagens para mais de uma cidade. As redes sociais seguem moldando o comportamento: Instagram (64%) e YouTube (63%) lideram como principais fontes de inspiração.
O uso de IA no planejamento também vem se consolidando, com 81% se dizendo confiantes em usar ferramentas de inteligência artificial para pesquisar, comparar e até reservar viagens. O cenário aponta para um viajante mais conectado, exigente e disposto a transformar cada jornada em algo verdadeiramente pessoal. Seguem as tendências:
1 - Glowmads (De mãos dadas com a beleza): “Em 2026, 33% dos brasileiros pretendem comprar produtos de beleza e skincare locais durante as viagens, incorporando o autocuidado à experiência de viajar”, afirma o estudo.
A tendência é comum entre todas as gerações: 35% da Geração Z e dos Millennials seguem o movimento, em comparação com 29% da Geração X e 32% dos Boomers. 41% dos entrevistados afirmam que fazem atividades relacionadas à beleza durante a viagem porque faz parte da sua prática de autocuidado, enquanto 37% querem experimentar a cultura de beleza local.
2 - Shelf discovery (Os sabores nas prateleiras): A prática de visitar supermercados durante as viagens consolidou-se como uma forma autêntica de explorar a cultura local. 39% dos brasileiros pretendem conhecer supermercados e mercearias em suas viagens em 2026.
Entre os principais motivos estão o desejo de descobrir comidas, lanches e bebidas que não existem no Brasil (48%), encontrar souvenirs acessíveis para presentear (35%) e observar o cotidiano em outros países (27%). “Os supermercados se tornaram quase atrações culturais para os viajantes, oferecendo uma amostra dos hábitos e sabores locais”, analisa Isla.
3 - Bookbound (Viagens literárias): 76% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem inspirada pela literatura. Segundo o levantamento, 46% dos brasileiros considerariam visitar um destino mencionado em um livro, 44% incluiriam livrarias ou bibliotecas famosas em seus roteiros e 38% gostariam de conhecer as cidades natais de autores.
4 - Destination check-in (O destino é o check-in): Para muitos viajantes, o hotel ou a pousada deixaram de ser apenas um lugar para passar a noite e se tornaram o protagonista da viagem. Os números confirmam essa transformação: 61% dos brasileiros já escolheram um destino principalmente por causa de um local onde queriam se hospedar.
A tendência é ainda mais forte entre os mais jovens — 64% da Geração Z e 66% dos Millennials, em comparação com 38% dos Boomers. “Estamos vendo as acomodações saírem do pano de fundo e assumirem o centro do palco, tornando-se experiências por si só”, afirmam os especialitas do Skyscanner.
5 - Catching flights and feelings (Conexões aéreas e humanas): 75% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem com o objetivo de conhecer novas pessoas. Segundo a empresa, “os dados refletem uma mudança na forma como as pessoas viajam sozinhas. Mais do que independência, a jornada solo está se tornando também um espaço de socialização.”
Essa abertura é ainda mais evidente entre os mais jovens: 85% da Geração Z e 79% dos Millennials já fizeram ou considerariam esse tipo de viagem, em comparação com 63% da Geração X e 56% dos Boomers.
6 - Altitude shift (Mudança de altitude): As montanhas serão verdadeiros refúgios em 2026. Mais do que pelos esportes radicais, elas atraem pela promessa de ar puro, silêncio e bem-estar. Segundo o levantamento, 87% dos brasileiros já planejam ou consideram uma viagem para regiões montanhosas no verão ou outono de 2026, o que mostra que o turismo de altitude deixou de ser um nicho e passou a conquistar um público muito mais amplo.
7 - Family miles (Milhas em família): As chamadas viagens multigeracionais, que reúnem pais, filhos e avós, estão em alta. 69% dos brasileiros viajariam com familiares por prazer genuíno, enquanto 24% fariam isso para tornar as férias mais acessíveis. “Essa tendência reflete o desejo de criar memórias coletivas e fortalecer laços, mas também está relacionada a questões práticas, como o compartilhamento de custos”, diz a empresa. Entre os mais jovens, o movimento é ainda mais evidente: 43% da Geração Z viajou com os pais e 61% dos Millennials com seus filhos pequenos nos últimos dois anos.
O estudo desenvolvido pela plataforma global de viagens analisou bilhões de buscas realizadas no site e contou com uma pesquisa global com mais de 22 mil pessoas, incluindo mil brasileiros que já planejam suas viagens para o próximo ano. A pesquisa Travel Trends 2026 – Brasil, realizada entre 10 e 16 de julho, com 1.000 brasileiros adultos que planejam viajar em 2026.
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