Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 03/10/2025 - A venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol de São Paulo pode ser liberada novamente, após quase 30 anos de proibição. O tema avançou depois de um acordo entre o Governo do Estado, o Ministério Público, a Polícia Militar e a Defensoria Pública.
A mudança ainda depende da aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O projeto de lei, liderado pelo deputado Delegado Olim (PP), prevê regras específicas para o retorno da venda. Entre elas:
Leia também: 3 cervejas brasileiras conquistam ouro no maior concurso do mundo
A medida conta com apoio dos clubes paulistas, sobretudo do interior, que veem na liberação uma oportunidade de receita extra.
Caso seja aprovada pela Alesp, a venda regulamentada de bebidas alcoólicas pode ser retomada ainda em 2025, encerrando um ciclo de quase três décadas de restrição.
Leia também: 5 benefícios da cerveja sem álcool para a saúde
A restrição começou em 1996 com a Lei Estadual nº 9.470. Ela foi criada após episódios violentos envolvendo torcidas organizadas, principalmente a “Batalha do Pacaembu”, em 1995, quando um torcedor morreu em confronto.
O álcool foi considerado um dos principais fatores que agravavam o clima de violência nas arquibancadas. Desde o início, a lei gerou questionamentos.
Leia também: Bebeu? Veja quanto tempo esperar antes de dirigir para evitar o bafômetro
O veto de bebidas alcoólicas era aplicado apenas aos jogos de futebol, mas não a outros eventos nos mesmos estádios, como grandes shows e o Grande Prêmio de Fórmula 1, onde a venda sempre foi liberada.
Leia também: Você se lembra de todos? Veja o elenco da Seleção que venceu a Copa de 1994
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.