3 cervejas brasileiras conquistam ouro no maior concurso do mundo

Foto: Envato Elements/Shaiith

Orgulho nacional: essas três cervejas nacionais conquistaram o mundo. - Foto: Envato Elements/Shaiith
Orgulho nacional: essas três cervejas nacionais conquistaram o mundo.

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 09/05/2025, às 14h10 - Atualizado às 15h56

O Brasil acaba de conquistar um lugar de prestígio no cenário cervejeiro internacional. Três cervejas artesanais brasileiras ganharam medalha de ouro na World Beer Cup 2025, o maior e mais respeitado concurso de cervejas do planeta, que aconteceu em Indianápolis, nos Estados Unidos. Os resultados foram divulgados no dia 1º de maio e consolidam o avanço da produção nacional em categorias de alto nível técnico.

Ao todo, mais de 8.300 cervejas participaram da competição, inscritas por 1.761 cervejarias de 49 países. A avaliação foi feita por um corpo de jurados composto por 265 especialistas de 37 países, que selecionaram os melhores rótulos em 112 categorias de estilos diferentes. Desse universo, apenas 334 cervejas foram premiadas. E três dessas vieram do Brasil.

Brasil em destaque

A World Beer Cup, realizada a cada dois anos, é considerada o "Oscar das Cervejas". A edição de 2025 reforça o espaço que o Brasil vem conquistando com rótulos inovadores, técnicas sofisticadas e uma identidade própria que mistura tradição e tropicalidade.

Quais cervejas foram premiadas?

Diretamente de Foz do Iguaçu (PR), a cervejaria 277 Craft Beer foi duplamente reconhecida. A cerveja Quadrupel 277 foi a grande vencedora na categoria Belgian-Style Strong Specialty Ale, superando 37 concorrentes. Trata-se de uma cerveja escura, intensa, com aromas de frutas secas como ameixa e tâmara, notas que lembram vinho do Porto, além de um toque de melado. Um dos diferenciais do rótulo está no processo de envelhecimento: a Quadrupel matura por 12 meses em barris de Castanheira previamente utilizados para armazenar cachaça, técnica que intensifica seus sabores e complexidade.

Já a Canoa Quebrada, outro rótulo da 277, venceu na disputada categoria Gose, batendo outras 44 cervejas. Leve, refrescante e com toque salgado característico do estilo alemão, a cerveja ganhou um toque tropical com a adição de caju, fruta típica do Nordeste. Ela leva maltes de trigo e cevada, tem acidez equilibrada e final salgado. Essa não é a primeira vez que se destaca: em 2024, a Canoa Quebrada já havia conquistado medalha de prata na Copa Cerveja Brasil, organizada pela Abracerva.

Ambos os rótulos podem ser degustados no bar oficial da 277 Craft Beer, localizado no centro de Foz do Iguaçu.

Cerveja sem álcool também brilha

Outra estrela brasileira na premiação foi a Sim! Cerveja, de Campinas (SP), que levou ouro na categoria Specialty Non-Alcohol Beer com sua criativa Melancia SOUR’n Salt. A bebida surpreende pela ousadia dos ingredientes: leva melancia, hibisco e um leve toque de sal, além de malte de cevada e lúpulo. O resultado é uma cerveja avermelhada, levemente turva, de acidez delicada e frescor marcante.

Com teor alcoólico de apenas 0,3% — dentro do permitido pela legislação brasileira para bebidas "sem álcool"—, o rótulo se destaca por sua proposta refrescante e versátil, ideal para harmonizar com frutos do mar, saladas e carnes gordurosas. A cervejaria paulista é pioneira no país com uma fábrica dedicada exclusivamente à produção de cervejas sem álcool.

A cerveja Melancia SOUR’n Salt pode ser adquirida on-line por R$ 17,90 (latinha de 350 ml). Há também kits promocionais com seis unidades por R$ 102.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias