Quinta-feira Santa: o que é celebrado nesta data simbólica para os católicos?

Foto: Envato Elements

A data marca a abertura do Tríduo Pascal, o período mais solene da Semana Santa, que culmina com a celebração da Páscoa. - Foto: Envato Elements
A data marca a abertura do Tríduo Pascal, o período mais solene da Semana Santa, que culmina com a celebração da Páscoa.

Por Gabrielly Bento

[email protected]
Publicado em 17/04/2025, às 15h58

Nesta quinta-feira (17), católicos ao redor do mundo voltam seus olhares para um dos momentos mais importantes do calendário litúrgico: a Quinta-feira Santa. A data marca a abertura do Tríduo Pascal, o período mais solene da Semana Santa, que culmina com a celebração da Páscoa.

Embora muitas pessoas considerem esta quinta e a sexta-feira seguinte como parte de um feriado prolongado, é importante destacar que apenas a Sexta-feira Santa é reconhecida como feriado nacional no Brasil. A quinta-feira, portanto, segue como dia útil, salvo em casos de acordos específicos entre empresas e trabalhadores.

Momentos marcantes da data

A tradição cristã atribui à Quinta-feira Santa a recordação de três acontecimentos centrais na vida de Jesus: a instituição da Eucaristia, o gesto do Lava-Pés e a origem do sacerdócio ministerial.

Segundo os Evangelhos, foi durante um jantar com seus apóstolos — a última refeição antes da crucificação — que Jesus compartilhou o pão e o vinho, símbolos de seu corpo e sangue, orientando os discípulos a perpetuarem esse ritual. Este momento deu origem à celebração da Missa, pilar da fé católica.

Outro gesto que marcou essa noite foi o ato de lavar os pés dos discípulos. Com isso, Jesus deixou uma poderosa mensagem de humildade e serviço ao próximo — valores que até hoje são relembrados em cerimônias litúrgicas realizadas nesta data.

Por fim, ao confiar aos apóstolos a missão de continuar celebrando a Eucaristia, Jesus instituiu o sacerdócio, conferindo-lhes autoridade espiritual dentro da comunidade cristã.

Quais os símbolos e rituais?

A Quinta-feira Santa é repleta de simbolismos. Muitas igrejas realizam cerimônias especiais, como a bênção dos óleos sagrados e o ritual do Lava-Pés. É também um dia em que os sinos, tradicionalmente, permanecem em silêncio, em sinal de respeito e preparação para os acontecimentos da Paixão de Cristo.

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que neste ano foi celebrado no dia 13 de abril, passa pela Quinta-feira Santa e Sexta-feira Santa e se encerra com o Domingo de Páscoa, em 20 de abril. Esse período rememora a trajetória final de Jesus, sua morte na cruz e, posteriormente, a ressurreição.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias