Foto: Reprodução/Recanto dos Santos
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 20/11/2025 - O interesse por viagens nacionais ganhou força nos últimos anos e continua crescendo. Uma pesquisa realizada pelo Booking.com, mostra que a maioria dos brasileiros descobriu mais encantos no próprio território nacional.
Segundo a plataforma, quase 9 em cada 10 viajantes pretendem continuar explorando o Brasil, favorecidos pela diversidade cultural e pelos destinos que remetem a vários cantos do mundo.
Entre as opções que mais surpreendem estão cidades que preservam heranças arquitetônicas, gastronômicas e até espirituais vindas de outros continentes.
Leia também: Seguro viagem vale a pena? Descubra benefícios, coberturas e obrigatoriedade
Esses lugares surgiram a partir de imigrações históricas ou da instalação de centros religiosos e culturais que moldaram a identidade local. O resultado foi um conjunto de destinos capazes de transportar o visitante para ambientes semelhantes aos de países europeus e asiáticos.
Leia também: Quanto custa viajar de cruzeiro pelo Brasil? Veja valores e pacotes populares
Confira a seguir 6 lugares no Brasil com cara de viagem internacional:
Um desses lugares é Holambra, no interior de São Paulo. A cidade surgiu a partir da união de refugiados Holanda que chegaram à região no período da Segunda Guerra Mundial.
Hoje, o cultivo de flores se tornou sua marca registrada, especialmente as tulipas, lembrando paisagens típicas dos Países Baixos.
Leia também: Planejando sua próxima viagem ao exterior? Veja 6 apps para incluir no roteiro
O ponto alto da programação é a ExpoFlora, evento conhecido em todo o Brasil pelas apresentações culturais e pela tradicional chuva de pétalas.
No litoral pernambucano, Olinda oferece uma imersão no passado português. A cidade do século XVI e preserva até hoje uma das maiores coleções de patrimônio lusitano do país.
Suas ladeiras coloridas guardam igrejas, ateliês e construções que atravessaram invasões, incêndios e reconstruções.
Leia também: Viagem longa? Veja como proteger suas pernas e evitar inchaço
Entre as montanhas da Mantiqueira está Campos do Jordão, um destino que abriga um dos principais templos de espiritualidade inspirados na tradição indiana.
A cidade recebeu, em uma conferência internacional realizada em Paris em 1957, o reconhecimento de melhor clima do mundo.
É justamente essa combinação de altitude, ar puro e natureza que reforça o ambiente ideal para atividades de autoconhecimento.
No interior catarinense, Blumenau mantém viva a forte herança alemã deixada por colonizadores europeus. A arquitetura enxaimel, o clima de serra e a gastronomia típica estão entre os elementos que fazem o visitante sentir como se estivesse em uma cidade germânica.
A Oktoberfest de Blumenau se consolidou como a maior celebração do gênero fora da Alemanha, movimentando turistas de todo o país.
A poucos quilômetros da capital paulista, Cotia se destaca pela presença do maior templo budista da América Latina.
O Templo Zu Lai impressiona pela arquitetura inspirada nos palácios orientais e pelos rituais mantidos de acordo com tradições chinesas.
Visitar o complexo é uma oportunidade de conhecer práticas culturais e religiosas que influenciam a vida de seus frequentadores.
Outra surpresa curiosa está em Penedo, no Rio de Janeiro. O distrito abriga a única colônia finlandesa do Brasil, formada em 1929 por imigrantes que buscavam uma vida rural mais simples e integrada à natureza.
A região conta com a Pequena Finlândia, um conjunto de lojas e restaurantes que preserva referências nórdicas, além da tradicional Casa do Papai Noel.
Leia também: Viagem pela literatura: conheça 4 destinos do Brasil que inspiraram obras literárias
Essas são experiências de viagem que segundo o Booking, proporcionam a sensação de conhecer diferentes países sem precisar carimbar o passaporte, valorizando ao mesmo tempo a riqueza histórica e a criatividade das comunidades que moldaram cada um dos destinos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Legislativo