26% culpam Trump pelo tarifaço; 20% apontam Lula e 18%, Eduardo Bolsonaro

White House

De acordo com o levantamento CNT/MDA, o presidente dos EUA, Donald Trump, é visto  como o principal responsável pelo tarifaço - White House
De acordo com o levantamento CNT/MDA, o presidente dos EUA, Donald Trump, é visto como o principal responsável pelo tarifaço

Por Geovani Bucci e Naomi Matsui, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 08/09/2025, às 20h01
São Paulo e Brasília, 08/09/2025 - Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 8, pela CNT/MDA mostra que os brasileiros apontam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como o maior causador do tarifaço a produtos brasileiros: são 28,6%.
 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em segundo lugar, com 20,2% das respostas, seguido do deputado Eduardo Bolsonaro (18%). Já os que culpam o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes são 16,4%.
Leia também: Pesquisa mostra Lula na liderança em todos cenários da eleição presidencial
 A pesquisa foi feita de forma estimulada, ou seja, os entrevistados receberam uma gama de opções para avaliar.

37% defendem que Lula negocie tarifas

 Segundo a pesquisa, 37% avaliam que Lula deveria "deixar de enfrentar o presidente Trump e tentar negociar" as tarifas impostas ao Brasil. As outras respostas foram:
- Ouvir mais as empresas afetadas para achar a melhor solução - 20,7%;
- Fortalecer a produção nacional e reduzir a dependência dos EUA - 20,3%;
- Manter um posicionamento rígido em nome da soberania brasileira - 11,7%;
- Não souberam ou não responderam - 10,3%.

Avaliação da atuação de Eduardo Bolsonaro

 O levantamento também questionou os entrevistados sobre a percepção da atuação de Eduardo Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos: 46,7% a avaliam como negativa e consideram que Eduardo defende interesses pessoais ou familiares.
 Já os que a consideram positiva são 25,6%, sob a alegação de que pode trazer benefícios para o Brasil. Há ainda 17% que se disseram indiferentes e 10,7% que não souberam ou não responderam.
 Os resultados fazem parte da 165ª rodada da pesquisa de opinião divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Instituto MDA. Foram feitas 2.002 entrevistas entre 3 a 6 de setembro, de forma presencial, em 140 municípios de todas as 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias