Após ciclone, Aneel tenta compartilhamento de equipes entre distribuidoras
FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
Por Ludmylla Rocha, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 11/12/2025 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou na manhã desta quinta-feira, 11, uma reunião com as todas as distribuidoras do Sul e Sudeste do País para verificar a possibilidade de compartilhamento de equipes e materiais para auxílio nas regiões mais afetadas pelo ciclone extratropical que afetou o País nesta semana.
As empresas, no entanto, afirmaram que isso ainda não é possível diante da previsão e possibilidade de agravamento das condições meteorológicas. “A Aneel informa que este cenário será verificado diariamente para que empresas possam contribuir com recursos e equipes em regiões mais afetadas”, afirmou em nota.
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A agência reiterou que está atuando em conjunto com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) desde o início da ocorrência, e que ambas monitoram e acompanham presencialmente o restabelecimento do serviço na área de concessão da Enel São Paulo, onde mais de dois milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica.
De acordo com mapa da própria concessionária, às 12h28, 1,4 milhão de unidades consumidoras estavam sem eletricidade na área de concessão, que abrange 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista. O montante representa 16,51% do total de imóveis atendidos pela empresa.
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Arsesp monitora reestabelecimento
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), que é conveniada à Aneel em São Paulo, afirmou que está monitorando a retomada do fornecimento de energia na área de concessão da Enel São Paulo, que abrange 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.
A agência estadual está atuando de forma presencial, no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual desde a manhã desta terça-feira, 09. Já a Aneel disse estar fiscalizando a situação em conjunto com a agência estadual. Além disso, o diretor da Aneel Fernando Mosna enviou ofício no qual solicitou documentos que descrevam o evento e a adequação da estrutura operacional.
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A nota mais recente enviada pela concessionária à imprensa afirmou que às 06h de hoje, 1,5 milhão de clientes seguiam sem eletricidade em virtude de um ciclone extratropical e um vendaval que perdurou por cerca de 12 horas na quarta-feira, 10. Ao todo, mais de 2 milhões de imóveis foram afetados.
Em nota, a Aneel afirmou que “mantém o seu compromisso com o monitoramento e o acompanhamento das ações de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica às unidades consumidoras afetadas pelos eventos climáticos”. Já a Arsesp disse que atua com este mesmo foco, conforme o convênio firmado com a própria agência reguladora federal.
A Enel São Paulo, por sua vez, disse que mobilizou antecipadamente mais de 1.500 equipes ao longo do dia para atuar no restabelecimento dos clientes que tiveram o fornecimento afetado. “Desde ontem até as 5h de hoje, mais de 500 mil clientes afetados tiveram o fornecimento normalizado”, completou também em nota.
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A prestação de serviços pela Enel São Paulo está sob atenção da Aneel após dois eventos de falta de energia significativos: em novembro de 2023 e em outubro 2024, quando 2,1 milhões e 2,4 milhões de unidades consumidoras ficaram sem energia também após eventos climáticos.
No mês passado, o diretor da Aneel Gentil Nogueira pediu vista em processo que pode, no limite, autorizar a abertura de procedimento administrativo de caducidade da concessionária, cujo contrato vence em junho de 2028.
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