Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília enfrentam reflexos do vendaval

Renato Cerqueira /Estadão Conteúdo

Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, segue com movimentaçõ intensa após o cancelamento de diversos voos em razão dos fortes ventos sobre a cidade - Renato Cerqueira /Estadão Conteúdo
Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, segue com movimentaçõ intensa após o cancelamento de diversos voos em razão dos fortes ventos sobre a cidade
Por Fabiana Holtz

11/12/2025 | 12h03 ● Atualizado | 12h05

São Paulo, 11/12/2025 - Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, seguem enfrentando problemas com mais de 300 voos cancelados ou desviados nesta quinta-feira, em razão do vendaval histórico que atingiu a cidade na tarde de ontem. Com rajadas de quase 100 km/h, a ventania derrubou mais de 200 árvores e deixou 2,23 milhões de imóveis sem luz na cidade de São Paulo e região metropolitana. 
Os terminais amanheceram caóticos, com filas intermináveis nos balcões das companhias aéreas e passageiros em busca de orientação. Os reflexos também são sentidos nos aeroportos do Rio de Janeiro e de Brasília.
No Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, as operações seguem normalmente. Durante o vendaval, entre 9h45 e 15h, nove voos com destino à São Paulo alternaram para Viracopos devido às condições meteorológicas, sendo sete de Congonhas e dois de Guarulhos.
Sobre problemas no voo que seguia de Curitiba para Congonhas (5037), a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informa que alguns passageiros relataram tontura, náusea e episódios de vômito durante o trajeto. Segundo relatos de passageiros, a aeronave enfrentou turbulência desde a decolagem em Curitiba até a aproximação em São Paulo, onde precisou realizar uma arremetida em razão dos fortes ventos. Em seguida, o voo alternou para o Aeroporto Internacional de Viracopos, onde pousou sem intercorrências.

Rio

No Rio de Janeiro, segundo a RIOgaleão, desde ontem o aeroporto recebeu 31 voos desviados de dois grandes hubs nacionais devido ao mau tempo e teve 33 voos cancelados. Em razão desse volume adicional, a malha aérea segue em processo de ajuste, acrescentou a concessionária que administra o aeroporto.

Brasília

Na capital federal, de acordo com a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, os impactos do vendaval que atingiu a Região Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para a cidade de São Paulo, seguem sendo percebidos nesta manhã. De acordo com o boletim mais recente, das 10h, 40 voos foram cancelados até o momento, dos quais 19 nesta manhã. 
Segundo a concessionária, somente três voos registraram atrasos na partida de Brasília.
A concessionária orienta os passageiros com voos programados para São Paulo a procurarem suas companhias aéreas para mais informações.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias