Aprovado projeto que facilita portabilidade de salário e reforça avisos de débitos

Envato

O texto determina que os bancos terão até dois dias úteis para efetivar a portabilidade de salários, aposentadorias e pensões - Envato
O texto determina que os bancos terão até dois dias úteis para efetivar a portabilidade de salários, aposentadorias e pensões

Por Naomi Matsui, da Broadast

redacao@viva.com.br
Publicado em 07/10/2025, às 19h54
Brasília, 07/10/2025 - O plenário do Senado aprovou hoje o Projeto de Lei 4.871/2024, que agiliza a portabilidade do recebimento de salário entre bancos e reforça os alertas dados pelas instituições financeiras em caso de aumento de juros e limites. O texto foi aprovado em votação simbólica e segue agora para sanção.
 O projeto determina que os bancos terão até dois dias úteis para efetivar a portabilidade de salários, aposentadorias, pensões e outros vencimentos solicitada pelo cliente. O processo deve ser digital, simples e acessível. A portabilidade só poderá ser recusada sob "justificativa clara e objetiva".
Leia também: Antecipação de saque aniversário FGTS terá piso de R$ 100 e teto de R$ 500
 Caberá ao Banco Central definir o prazo para a transferência de recursos de contas-salário. "Já esclarecemos sua importância, principalmente no atual momento, em que o Senado e a Câmara estão debruçados na CPMI do Senado, que engloba empréstimos consignados. Essa matéria visa garantir ao detentor da conta autonomia para que ela possa ter mobilidade de acordo com o detentor da conta", afirmou o relator do projeto no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM).

Débito automático em outras contas

 O projeto estabelece também que clientes poderão pedir que parcelas de créditos contratados sejam debitadas em outras contas. Para isso, o cliente terá de autorizar expressamente o débito, com prazo estipulado. Os débitos automáticos poderão ser cancelados, a pedido do cliente. Os bancos poderão cobrar encargos para as operações, que serão definidos pelo Banco Central.

Direito à informação

 O texto também define regras para informação:
- contratos e canais digitais devem exibir de forma clara o custo efetivo total (CET) e as taxas de juros;
- clientes devem receber alertas mensais sobre débitos em modalidades rotativas (cartão de crédito, cheque especial etc.);
- proibição de aumento automático de limite de crédito de cartão de crédito e cheque especial sem consentimento;
- devedores em atraso recorrente devem receber informação e assessoramento;
- comunicação obrigatória e com antecedência mínima de 30 dias em caso de aumento de juros;
- propagandas e ofertas de crédito devem usar linguagem clara e trazer alertas sobre riscos.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias