Bloco de Ivete Sangalo arrasta 1,2 milhão de foliões em São Paulo
Edi Sousa/Estadão Conteúdo
08/02/2026 | 10h52
São Paulo, 08/02/2026 - O pré-carnaval de rua de São Paulo começou neste sábado, 7, com a cantora Ivete Sangalo. De acordo com a Polícia Militar, o megabloco “Quem Pede, Pede” levou 1,2 milhão de foliões aos arredores do Parque do Ibirapuera, na zona sul.
Por conta da superlotação, o bloco chegou a ser interrompido por cerca de 50 minutos, mas retomou o cortejo e finalizou pouco antes das 13h, seguido pelo show de Alceu Valença, com o bloco “Bicho maluco beleza”.
Leia também: Ivete Sangalo no Carnaval 2026: veja agenda completa de shows
O desfile da Ivete foi o primeiro dos 20 megablocos que vão desfilar pela capital paulista nas próximas três semanas. Amanhã 8, Calvin Harris e Péricles continuam na folia do pré-carnaval paulista.
“Com base nas imagens aéreas captadas pelo helicóptero e pelos drones da Polícia Militar, associadas ao georreferenciamento da área do Parque do Ibirapuera e à análise técnica da densidade de público por metro quadrado, estima-se que aproximadamente 1,2 milhão de pessoas tenha participado do evento”, diz a PM, em nota.
Leia também: Carnaval em SP: veja os bloquinhos com Ivete, Alceu, Calvin Harris e mais
Houve alguns percalços, porém. Desde o início do cortejo, a reportagem flagrou vários momentos em que os seguranças privados do evento tentaram conter os foliões que tentavam ultrapassar o cordão que separava o bloco da multidão.
Ao se aproximar da Assembleia Legislativa, por causa do afunilamento da via e da superlotação, a cantora parou o trio e encerrou a música por motivos de segurança.
“Tem também a possibilidade de parar o trio de uma vez”, disse a cantora. “Temos de fazer uma matemática para a gente seguir o trio até um lugar seguro.”
Depois de 50 minutos, já próximo ao Monumento às Bandeiras, a cantora decidiu voltar a cantar, mas impôs uma condição: “Vou voltar, mas se tiver problemas, paramos de novo. Vamos seguir andando.”
Após a volta do bloco, de surpresa, Ivete chamou ao palco a cantora Pablo Vittar que cantou duas músicas. Ivete seguiu o percurso e encerrou o cortejo por volta das 12h45.
Durante o trajeto, a reportagem também flagrou foliões em cima do Monumento às Bandeiras. Antes do evento começar, o local estava isolado.
Segurança com drones
A prefeitura planeja usar 23 drones com reconhecimento facial para monitorar os megablocos. Nesses eventos, também haverá vigilância com as 482 câmeras do Smart Sampa.
As mais de 40 mil câmeras do programa, espalhadas pela cidade, vão supervisionar o carnaval. Esse é o segundo ano em que a tecnologia é usada.
Leia também: Carnaval sem dor de cabeça: saiba como curtir a folia em segurança
Durante o feriado e os fins de semana de pré e pós-Carnaval, 58 mil agentes - da Polícia Militar (42 mil), Guarda Civil Metropolitana (6 mil) e seguranças contratados (10 mil) - vão patrulhar os eventos.
Policiais civis e militares estarão à paisana nos blocos para evitar roubos e furtos, especialmente de celulares.
Neste ano, a estratégia também será adotada pela GCM, mas para evitar violência de gênero. Haverá guardas civis descaracterizados para coibir importunação sexual. Equipes especializadas da PM, com agentes mulheres, atuarão no acolhimento de vítimas e prisão de agressores.
Parque do Ibirapuera no Carnaval
A Urbia, responsável pela gestão do Parque Ibirapuera, informou o esquema especial de operação e interdições no entorno do parque durante o carnaval 2026.
Nos dias dos blocos, permanecerão abertos os portões 3, 4, 5, 6 e 7. Os portões 3 e 7 contarão com acesso ao estacionamento. Para facilitar o acesso ao Portão 3 do parque, será implantada via reversível pelo Viaduto Gal. Marcondes Salgado, enquanto os portões 1, 2, 8, 9, 9A e 10 ficarão fechados. Durante essas datas, a Avenida Pedro Álvares Cabral terá interdição total das 3h às 21h. Não há interdições previstas nas avenidas República do Líbano e Quarto Centenário.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
