Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

PM reforça medidas de segurança após incidentes do pré-carnaval

Agência de Notícias da PMESP

Policia Militar de São Paulo intensifica programa de segurança no Carnaval com aumento no efetivo e até a  utilização  de drones - Agência de Notícias da PMESP
Policia Militar de São Paulo intensifica programa de segurança no Carnaval com aumento no efetivo e até a utilização de drones
Por Marcel Naves

11/02/2026 | 11h56

São Paulo, 11/02/2026 -  O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo - PMSP adotaram novas medidas de segurança para o Carnaval após os tumultos ocorridos durante a passagem dos megablocos na capital paulista, no último final de semana, como o de Ivete Sangalo e Calvin Harris. Vale lembrar que no próximo dia 22, domingo de pós-Carnaval, está previsto o megabloco Pipoca da Rainha, com a cantora Daniela Mercury.

"Nós estamos com a maior operação carnaval da história da PM. São 12 mil homens a mais no Estado", diz o coronel Carlos Lucena, da coordenadoria operacional da Polícia Militar de São Paulo, em entrevista ao VIVA (leia abaixo).

No último final de semana foram registrados casos de superlotação, tumulto e congestionamentos  durante os desfilesdos megablocos. Na ocasião foram relatados casos casos de foliões que passaram mal e de pessoas que foram pressionadas contra as grades de contenção.

Leia também: Carnaval em SP: Prefeitura anuncia novas medidas de segurança após tumulto

Segundo a Secretaria da Segurança Pública,"as ações de policiamento preventivo e ostensivo seguirão reforçadas". "Serão 5.200 policiais diariamente nas ruas de São Paulo, além das atividades de monitoramento em tempo real", diz a nota.

Novas rotas de saída

A Prefeitura de São Paulo anunciou que agentes municipais  ficarão dentro dos trios dos megablocos na tentativa de evitar novos transtornos. O esquema para os blocos de Carnaval  no Ibirapuera foi alterado. O trajeto na Avenida Pedro Álvares Cabral terá mais duas rotas de saída, uma pelo estacionamento do prédio da Assembleia Legislativa e outra pela Rua Abílio Soares.

A gestão municipal ainda determinou que postos de saúde fiquem dentro do próprio circuito de todos os megaeventos pela cidade.

O que diz a Polícia Militar

O coronel Carlos Lucena, da Coordenadoria Operacional da Polícia Militar de São Paulo, conversou com a reportagem do VIVA. O oficial falou sobre o planejamento da PM e deu orientações para a segurança dos foliões.

VIVA: Qual a posição da PM diante dos recentes incidentes envolvendo os megablocos ?

Cel. Lucena - Nós sempre temos o que aperfeiçoar. A preservação da vida é o nosso bem maior, então nós temos que focar sempre na preservação da vida, da integridade física e sempre estar atentos para que tenhamos ações corretivas para o melhor funcionamento do carnaval.

Após estes episódios muda algo no esquema de segurança montado pela PM para o Carnaval?

Nós estamos com a maior operação carnaval da história da Polícia Militar. São 12 mil homens a mais em todo o Estado de São Paulo. Fora isso são 2.500 viaturas, 22 aeronaves e 25 drones de altíssima geração, com poder de zoom de 200 vezes com câmera termais e resistentes à água.

Ao que o folião deve ficar mais atento?

Cel. Lucena - São muitos os pontos, mas certamente um dos mais importantes é que ele cuide com atenção redobrada dos seus pertences de valor.

[Colocar ALT]
Divulgação/Copom PMESP - Cel . Carlos Lucena 

O aparelho de celular requer mais cuidado?

O celular deve sempre ser carregado na parte da frente do corpo, de preferência dentro de doleiras.

Quanto a ingestão de bebidas alcoólicas, quais são os cuidados necessários?

É muito importante ter cautela na ingestão de bebida alcoólica. Estamos num tempo de calor, abafado e isso gera muito mal súbito. O conselho é que em hipótese alguma aceite bebidas de estranhos. Nunca perca o contato visual com o seu copo ou garrafa.

Pessoas infratoras acabam colocando substâncias para fazer com que a vítima perca a consciência.

Leia também: Carnaval sem dor de cabeça: saiba como curtir a folia em segurança

Como agir diante de brigas ou tumultos?

Ao se deparar com uma briga ou tumulto, não tente interferir ou apartar, pois muitas vezes a pessoa acaba se tornando parte desse tumulto e sendo lesionada. Por esta razão, sempre acione a Polícia Militar, que estará presente em todos os eventos carnavalescos.

O que fazer no caso de assédios ou importunação?

Procure sempre um policial por perto.Utilize o 190 em caso de emergência ou o disque denúncia. Estes são canais que representam uma verdadeira interface entre a população e a Polícia Militar.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias