Carnaval em SP: veja piores horários para pegar estrada
Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo, 13/02/2026 - Vai viajar de carro neste Carnaval? Se o seu destino for o litoral ou o interior paulista, prepare-se para o movimento. A expectativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é que cerca de 2,5 milhões de automóveis saiam de São Paulo, transformando o feriado em um dos períodos de maior fluxo nas estradas de todo o Estado.
A CET informou que será realizada uma operação especial para organizar a saída e o retorno dos motoristas ao longo do feriado. O rodízio municipal de veículos estará suspenso entre segunda-feira, 16, e quarta-feira, 18.
As restrições para caminhões continuam valendo normalmente. A zona de máxima restrição à circulação de fretados será liberada na segunda e na terça-feira, 17.
Leia também: Vai viajar no Carnaval? Veja como verificar se sua agência é regularizada
No sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto, um dos principais complexos rodoviários do Estado que liga a capital ao interior, a previsão é de movimentação intensa a partir das 10h. O fluxo deve aumentar a partir das 11h de terça, na volta do feriado.
Já na Dutra, principal via de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, o trânsito deve ficar intenso na sexta-feira a partir das 7h, permanecendo assim até as 21h. A expectativa no sábado é que o tráfego esteja forte nos mesmos horários e, no retorno, os picos de trânsito devem ocorrer durante a manhã na terça e quarta.
Leia também: Vai de carro no Carnaval? Veja dicas antes de pegar estrada
Aumento no movimento para o litoral
Na Anchieta-Imigrantes, seguindo para o litoral, quem for viajar deve encontrar aumento no tráfego a partir das 18h de sexta-feira, com movimentação elevada até a noite de sábado, 14.
A concessionária prevê maior concentração de veículos no retorno das 15h às 22h na segunda-feira e das 9h às 23h na terça-feira.
Se o destino for Ubatuba, no litoral norte paulista, e cidades como Rio de Janeiro, Paraty e Angra dos Reis, os motoristas devem enfrentar tráfego intenso na sexta-feira e no sábado, principalmente a partir das 7h.
Leia também: Vai passar o Carnaval fora? Confira o que revisar em casa antes da viagem
A recomendação é que o motorista programe a viagem com antecedência, verifique as condições do veículo e acompanhe as informações atualizadas das concessionárias antes de sair de casa. Isso pode ajudar a evitar congestionamentos e reduzir o tempo de espera nas rodovias durante o Carnaval.
Veja os piores horários para viajar no Carnaval
Anchieta-Imigrantes
- Sexta: das 18h às 23h59
- Sábado: de 0h Às 20h
- Domingo: das 7h às 15h
- Segunda: das 15h às 22h
- Terça: das 9h às 23h
Anhanguera-Bandeirantes
- Sexta: das 16h às 20h
- Sábado: das 9h às 13h
- Terça: das 15h às 22h
- Quarta: das 10h às 12h
Castello-Raposo
- Sexta: das 9h às 13h
- Quarta: das 6h às 8h e das 15h às 18h
Ayrton Senna-Carvalho Pinto
- Sexta: das 10h às 23h
- Sábado: das 5h às 18h
- Terça: das 11h às 20h
- Quarta: das 10h às 20h
Dutra e Rio Santos
- Sexta: das 7h às 21h
- Sábado: das 7h às 16h
- Terça: das 7h às 19h
- Quarta: das 7h às 19h
Régis Bittencourt
- Quinta: das 6h às 23h
- Sexta: das 6h às 18h
- Sábado: das 9h às 17h
- Domingo: das 10h às 16h
- Segunda: das 10h às 17h
- Terça: das 9h às 17h
Fernão Dias
- Sexta: das 14h às 20h
- Sábado: das 7h às 14h
- Terça: das 14h às 20h
- Quarta: das 7h às 14h
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
