Chatbot do Banco Central passará a usar IA para atender cidadãos

Divulgação Banco Central

Din, o assistente virtual do Banco Central, terá recursos de Inteligência Artificial - Divulgação Banco Central
Din, o assistente virtual do Banco Central, terá recursos de Inteligência Artificial

Por Cícero Cotrim, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 26/05/2025, às 10h10

Brasília, 26/05/2025 - A diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Izabela Correa, disse nesta segunda-feira que o DIN, chatbot da autarquia, vai passar a usar inteligência artificial (IA) ainda este ano, para ampliar os assuntos dos quais pode tratar com os cidadãos.

"É uma solução que está sendo adotada em diversos serviços, em toda a administração, no setor público e no setor privado", disse a diretora, em uma entrevista coletiva para comentar novos serviços financeiros ao cidadão.

Hoje, o DIN serve como um canal de autosserviço, que pode ser um primeiro acesso da população com a autarquia. Só em 2024, o chatbot fez mais de 59 mil atendimentos por mês, disse Izabela.

Ela acrescentou que, em 2026, o BC planeja lançar uma nova versão da Calculadora do Cidadão. A ferramenta serve para corrigir valores pela inflação ou taxa Selic acumulada em um determinado período, por exemplo.

Palavras-chave BC IA assistente chatbot

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias