Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

China pede aos EUA a liberação imediata de Nicolás Maduro e da sua esposa

Envato

A China pede aos EUA que garantam a segurança pessoal de Maduro e de Flores, e que “parem de derrubar o governo da Venezuela - Envato
A China pede aos EUA que garantam a segurança pessoal de Maduro e de Flores, e que “parem de derrubar o governo da Venezuela

Por Ludmylla Rocha, da Broadcast

redacao@viva.com.br
04/01/2026 | 09h18 ● Atualizado | 09h34

São Paulo, 04/01/2026 - A China pediu aos Estados Unidos a libertação imediata dos venezuelanos Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, que foram capturados no sábado, 03, em operação militar comandada pelo presidente Donald Trump.

Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou neste domingo, 04, que o país oriental expressa grande preocupação com o fato de os EUA capturarem Maduro e sua esposa com uso de força e retirá-los do país.

Leia também: Vice-presidente da Venezuela exige liberação imediata de Maduro

Ele reiterou que a iniciativa norte-americana viola “claramente o direito internacional, as normas básicas das relações internacionais e os propósitos e princípios da Carta da ONU”, em referência à Organização das Nações Unidas.

A China pede aos Estados Unidos que garantam a segurança pessoal de Maduro e de Flores, que os libertem imediatamente, que “parem de derrubar o governo da Venezuela e resolvam as questões por meio do diálogo e negociação”, teria completado o porta-voz, que não foi identificado.

Segundo a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, haverá uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na segunda-feira, 5, para discutir a crise na Venezuela após o ataque promovido pelos Estados Unidos neste fim de semana.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias