Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Conheça barco solar que levará saúde aos ribeirinhos na Amazônia

Foto: Augusto Coelho/CNI

Sesi e Ministério da Saúde inauguram embarcação a energia solar para atendimento de saúde para ribeirinhos na Amazônia - Foto: Augusto Coelho/CNI
Sesi e Ministério da Saúde inauguram embarcação a energia solar para atendimento de saúde para ribeirinhos na Amazônia
Emanuele Almeida
Por Emanuele Almeida

Publicado em 14/11/2025, às 15h57

São Paulo – 14/11/2025 – Um barco movido a energia solar que levará atendimento médico de atenção primária a trabalhadores industriais de áreas ribeirinhas da Amazônia foi anunciado durante a COP30, no Terminal Hidroviário de Tamandaré em Belém, nesta sexta-feira, 14.

A embarcação, chamada "Saúde Conectada – Copaíba", é uma iniciativa capitaneada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional do SESI (CN-SESI). O barco levará serviços de cuidados prioritários relacionados a doenças crônicas, saúde mental e auxílio no combate ao tabagismo e à obesidade.

Leia também: Veja como milhões de amazonenses receberão internet pelo leito de rios

Com 15 metros de comprimento e duas cabines de atendimento, a embarcação foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e projetada especialmente para a realidade amazônica. Dessa forma, foi desenhada para percorrer grandes distâncias, sendo adaptável às mudanças dos rios e à dispersão geográfica das comunidades.

Quais serviços o barco oferece

Para operar, a embarcação conta com conectividade via satélite e integra teleconsultas, telediagnósticos, exames e acompanhamento multiprofissional no fluxo principal das redes de saúde locais. A partir disso, será possível realizar procedimentos como:

  • Exames laboratoriais;

  • Eletrocardiogramas;

  • Eletroencefalogramas;

  • Audiometria.

Os procedimentos serão realizados por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos.

Inauguração do barco solar "Saúde Conectada" na COP30. Representantes do SESI e parceiros posam na embarcação
Alexandre Padilha, ministro da Saúde; Paulo Mol, diretor superintendente do SESI DN; Fausto Augusto Júnior, presidente do conselho nacional do SESI; Alex Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará dentro do barco solar - Foto: Augusto Coelho/CNI

Leia também: Conheça 8 projetos brasileiros que unem tecnologia e meio ambiente

O modelo foi estruturado para atender prioritariamente empresas, trabalhadores da indústria e seus familiares, com possibilidade de expansão para outros setores, como comércio e agronegócio. Para isso, foram identificadas 12 linhas de cuidado prioritárias, entre elas:

  • Diabetes;

  • Hipertensão;

  • Dor lombar;

  • Eventos cardiovasculares;

  • Acidente vascular cerebral (AVC);

  • Cefaleia;

  • Transtornos de ansiedade e sono;

  • Transtorno de obesidade e sobrepeso;

  • Tabagismo;

  • Depressão;

  • Prevenção e rastreamento de cânceres mais letais ou incapacitantes.

A embarcação permanecerá no Píer Tamandaré, em Belém, até 21 de novembro, das 8h às 20h, com atendimentos, exames e ações de orientação em saúde para trabalhadores da indústria e comunidades ribeirinhas selecionadas. Após esse período, seguirá roteiros programados pelos parceiros por diferentes regiões da Amazônia.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias