Foto: RENAN AREIAS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Por Juliana Garçon, da Broadcast
redacao@viva.com.brRio de janeiro, 06/07/2025 - O Conselho Popular do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics), que teve sua primeira reunião na semana passada, no Rio de Janeiro, entregará aos chefes de Estado e de governo presentes à cúpula na cidade recomendações sobre sete temas prioritários para a sociedade civil do Sul Global. O documento destaca saúde, educação, ecologia, cultura, finanças, soberania digital e o arcabouço institucional do bloco.
As recomendações resultam de encontros realizados em 4 e 5 de julho, durante um evento preparatório à cúpula do Brics. Esses encontros, por sua vez, desdobram-se dos fóruns civis que ocorrem desde 2015 e que, ao completarem uma década de atividades, foram formalizados como instância do pilar People-to-People (P2P) do Brics.
Foi confirmado que, em outubro, haverá nova etapa de reunião presencial da sociedade civil do Brics, ainda sob a presidência brasileira, para qualificar e aprofundar os debates após a divulgação dos resultados da Cúpula de Líderes. O conselho popular foi reconhecido formalmente na Declaração de Kazan (2024).
Nos meses anteriores à reunião presencial no Rio de Janeiro, os encontros ocorreram online, e deles participaram mais de 120 organizações sociais dos países do bloco.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.