Consumo de gás no inverno requer uso consciente
Envato
29/06/2025 | 16h01
São Paulo, 29/06/2025 - Com o frio chegando, a tendência é tomarmos banho mais quente e demorados, utilizar mais o fogão e o forno no preparo das refeições, o que exige maior tempo de uso dos aquecedores. Tudo isso, para tentar minimizar a sensação gelada dos dias de inverno. Mas, é preciso ter cautela, porque se por um lado você alivia o frio, por outro, você pode sobrecarregar o seu bolso. Por isso, é importante adotar práticas conscientes para não faltar gás e nem exagerar o gasto com a conta de gás.
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), este ano o inverno no Brasil deverá ser de temperaturas acima da média em grande parte do território brasileiro. No entanto, apesar dos termômetros com marcações mais altas, existe a possibilidade de ocorrência de ondas de frio, incursão de ar frio entre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o sul da região Norte do Brasil.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), em 2024 foi registrado de março (último mês do verão) a julho (primeiro mês completo de inverno) um crescimento de 25,5% no consumo de gás.
Para não ter que abrir mão do conforto, a Comgás dá algumas dicas práticas:
No forno e fogão
- Antes de cozinhar, deixe os alimentos mais duros de molho para acelerar o cozimento;
- Aqueça as panelas pequenas em bocais pequenos, evitando a perda de calor;
- Tampe as panelas e/ou prefira as panelas de pressão, quando possível, pois elas aceleram o cozimento;
- Ao usar o forno, evite abrir e fechar com frequência – o que gera perda de calor – e asse mais de um alimento simultaneamente, quando possível;
- Observe a cor da chama: tons alaranjados indicam queimadores sujos ou desregulados, enquanto uma chama azul sinaliza funcionamento adequado.
No chuveiro
- Ligue o chuveiro apenas na hora de entrar no banho;
- Evite a variação de temperatura da água durante o banho.
No aquecedor
- Ajuste a temperatura conforme a preferência antes de ligar o equipamento;
- Solicite anualmente a manutenção preventiva do equipamento, conforme indica a NBR 13103 - incluindo limpeza, avaliação dos componentes, regulagem do equipamento e análise geral da instalação;
- Observe o duto de exaustão. É preciso acionar um técnico se observar furos, manchas escuras, deterioração e/ou mau encaixe;
- Verifique se o aquecedor é adequado para a vazão necessária da residência e/ou comércio.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
