Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Consumo nos lares brasileiros encerra 2025 em alta de 3,68%, diz Abras

Envato

Resultado superou a projeção da própria Abras, que previa alta de 2,7% para o ano - Envato
Resultado superou a projeção da própria Abras, que previa alta de 2,7% para o ano
Por Broadcast

22/01/2026 | 11h25

São Paulo, 22/01/2026 - O consumo nos lares brasileiros cresceu 3,68% em 2025 ante o ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), resultado próximo ao registrado no ano anterior, quando o indicador avançou 3,72%.

O resultado superou a projeção da própria entidade, que previa alta de 2,7% para o ano. Para o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, a combinação de renda real em alta e acomodação dos preços dos alimentos ajudou a reduzir oscilações ao longo de 2025 e deu sustentação ao desempenho do consumo, sobretudo no último trimestre.

Leia também: Negociações salariais com reajuste acima da inflação caem 7 pontos, diz Dieese

Na leitura mensal, o consumo das famílias avançou 15,69% em dezembro em relação a novembro. Na comparação interanual, a alta foi de 9,52%. Segundo Milan, o resultado é consistente com o efeito sazonal típico do período.

O desempenho reflete a maior circulação de recursos na economia em dezembro, impulsionada pelo pagamento do 13º salário. Esse movimento contribuiu para uma aceleração mais concentrada na reta final do ano, sem alterar o comportamento do consumo no acumulado de 2025", disse.

Os dados são deflacionados pelo IPCA, calculado pelo IBGE, e contemplam o desempenho de todos os formatos de supermercados.

Para 2026, a Abras projeta crescimento de 3,2% no consumo das famílias, sustentado por estímulos à renda, como a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, o reajuste real do salário-mínimo e a manutenção de programas de transferência de renda.

Milan pondera, contudo, que a taxa Selic em patamar elevado tende a manter o crédito mais seletivo e o consumo mais cauteloso ao longo do ano.

(Por Júlia Pestana)

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias