Envato
A prefeitura de São Caetano do Sul, que ocupa o topo da categoria de indicadores sociais do ranking da agência Austin Rating e aparece com destaque em diversos levantamentos sobre qualidade de vida, decidiu adotar o racionamento de água devido à queda no nível do Sistema Cantareira, que abastece a cidade e grande parte da Região Metropolitana.
A restrição no abastecimento vai das 19 horas às 5 horas da manhã, e deve perdurar até que o nível do sistema seja recuperado pelas chuvas. No município, a distribuição é feita pela empresa Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) mas o abastecimento é da Sabesp, que desde agosto adotou a redução de pressão de água neste período do dia em diversas cidades atendidas por ela.
"Esse aumento do consumo é puxado pela ampliação da oferta de água, pela expansão demográfica, e o crescimento econômico do País, mas também por um aumento da temperatura do planeta, que tende a ser de 1ºC até o ano de 2050. Esses fatores combinados, fazem com que a previsão de aumento do consumo no Brasil seja da ordem de 25%, indo de 175 litros por habitante por dia para 219 litros por habitante por dia", afirmou a especialista.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Ferramenta