Enterro do papa Francisco: cerimônia foi realizada sem a presença de fiéis

MARCOS ARAGÃO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

O caixão do pontífice foi fechado às 20 horas (15h no horário de Brasília) de sexta-feira, 25, terminando, assim, o velório, que começou na quarta-feira. - MARCOS ARAGÃO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
O caixão do pontífice foi fechado às 20 horas (15h no horário de Brasília) de sexta-feira, 25, terminando, assim, o velório, que começou na quarta-feira.
Por Estadão Conteúdo [email protected]

Publicado em 26/04/2025, às 08h57 - Atualizado às 11h01

São Paulo, 26/04/2025 - Após o funeral na Praça de São Pedro, o caixão do Papa Francisco foi fechado e seguiu em cortejo fúnebre por um percurso de 5,5 km até a Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior). Lá, o líder religioso foi enterrado em cerimônia fechada, sem a presença de fiéis. O último papa a ser sepultado nesse local foi Leão XIII, que morreu em 1903.

O funeral começou na Praça de São Pedro, no Vaticano, local onde foi celebrada a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice. Estima-se que o ritual tenha recebido cerca de 250 mil pessoas.

O caixão foi soldado e recebeu os selos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício para Celebrações Litúrgicas do sumo pontífice e do capítulo do Vaticano. Na tampa, também foi colocada uma cruz e o brasão papal de Francisco.

Enterro do papa: ritual exige regras de vestimenta

Entre os diversos ritos seguidos no funeral do papa Francisco, neste sábado, no Vaticano, estão as regras de vestimenta. Os protocolos para autoridades e chefes de Estado são estabelecidos pelo manual da Santa Sé.

De acordo com a agência de notícias italiana Ansa, todos os homens devem vestir um terno escuro com uma gravata preta longa e um botão da mesma cor na lapela esquerda do paletó. Já as mulheres têm de usar um vestido preto, possivelmente longo, da mesma cor das luvas e do véu na cabeça. Apenas um acessório é permitido: um colar de pérolas.

Além do público, cerca de 50 chefes de Estado participam do funeral. Entre eles, estão o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Argentina (terra natal de Francisco), Javier Milei, e de dez monarcas.

Palavras-chave Papa Francisco enterro

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias