Global Renewables Alliance lança Coalizão COP30 em Brasília

Augusto Miranda / Agência Pará

COP 30 vai ser realizada em Belém, em novembro; Lançamento da Coalizão reunirá setor energético, autoridades e especialistas - Augusto Miranda / Agência Pará
COP 30 vai ser realizada em Belém, em novembro; Lançamento da Coalizão reunirá setor energético, autoridades e especialistas

Por Estadão Conteúdo

[email protected]
Publicado em 20/05/2025, às 07h59
São Paulo, 20/05/2025 -- A Global Renewables Alliance (GRA), entidade que reúne os principais representantes do setor privado global de energias renováveis, lança no próximo dia 5 de junho, em Brasília, a Coalizão COP30, que tem como objetivo mobilizar o setor privado internacional em torno da transição energética global, com foco na COP30, que será realizada em Belém, no Pará. A iniciativa tem por objetivo fortalecer o papel do Brasil como liderança climática e impulsionar investimentos em energias renováveis.

O encontro reunirá representantes do setor energético, autoridades governamentais, especialistas internacionais e imprensa, marcando um momento estratégico para o debate sobre os caminhos para um futuro energético sustentável.
O evento contará com a presença de Francesco La Camera, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA); Bruce Douglas, CEO da Global Renewables Alliance; e Ben Backwell, CEO do Global Wind Energy Council (GWEC), além de autoridades brasileiras, representantes de organismos multilaterais e executivos do setor energético.
A Coalizão COP30 surge com a proposta de articular lideranças empresariais, investidores e governos em torno de uma agenda conjunta voltada à expansão das energias renováveis, atração de investimentos e consolidação de políticas públicas voltadas à descarbonização. O objetivo é que o Brasil, sede da próxima COP, exerça papel de protagonismo no avanço de soluções sustentáveis em escala global.
A expectativa é que a coalizão funcione como plataforma permanente de engajamento do setor privado nos processos preparatórios e nas negociações multilaterais da COP30.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias