Governo do RS conclui vistoria de propriedades em raio do foco em Montenegro

Adobe Stock

Ao todo, 540 propriedades rurais foram vistoriadas - Adobe Stock
Ao todo, 540 propriedades rurais foram vistoriadas

Por Isadora Duarte, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 21/05/2025, às 10h48
Brasília, 21/05/2025 - O governo do Rio Grande do Sul concluiu ontem a vistoria de todas as propriedades em um raio de até 10 km do local em que foi detectado um foco de gripe aviária em granja comercial no município de Montenegro, informou a Secretaria da Agricultura do Estado em nota. Ao todo, 540 propriedades rurais foram vistoriadas.
As 19 propriedades rurais que têm presença de aves em um raio de 3 km do foco de gripe aviária foram revisitadas. No próximo sábado, 24, a vigilância sanitária estadual vai iniciar a revisitação nas propriedades no raio de 10 km, informou a secretaria. As medidas estão previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária.
A secretaria informou, ainda, que as sete barreiras sanitárias instaladas no Estado funcionam 24 horas por dia e já desinfectaram cerca de 1.200 veículos. "Além das ações de vigilância ativa e barreiras de desinfecção, os servidores estão atuando em atividades de educação sanitária, com orientações em escolas e visitas em agropecuárias no raio de 10 km do foco", disse a secretaria.
De acordo com a secretaria, durante a vistoria às propriedades, uma ave de subsistência com sintomas respiratórios foi coletada no município de Montenegro e enviada ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP). "O Estado aguarda o resultado do Ministério da Agricultura e Pecuária", concluiu a secretaria na nota.
Palavras-chave H5N1 frango gripe aviária granja

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias