Governo orienta autoridades a recusarem convites de empresas no Carnaval
Flickr/Marcos Muniz
Brasília, 13/02/2026 - A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) divulgou nesta sexta-feira, 13, regras apresentadas pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República para que autoridades federais não desrespeitem as legislações administrativas e eleitorais.
Segundo a nota da Secom, a consulta à Comissão de Ética ocorreu após recomendação da Advocacia-Geral da União (AGU) para “que sejam recusados convites de pessoas jurídicas de fins lucrativos que configurem conflito de interesses com a Administração”.
Leia mais: Lula estará em blocos de Carnaval em Salvador e Recife e em desfile no Rio
O colegiado também determinou que todas as atividades institucionais de autoridades sejam registradas no sistema e-Agendas, controlado pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Além disso, ficou determinado que os servidores não podem fazer ações que possam ser caracterizadas como propaganda eleitoral antecipada durante festividades carnavalescas.
Como mostrou o Broadcast, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também recomendou que ministros não desfilem na apresentação da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no domingo, 15. A agremiação tem como samba-enredo uma homenagem ao presidente. A recomendação é que os auxiliares interessados em assistir ao evento acompanhem Lula no camarote do Sambódromo da Sapucaí. Além disso, foi determinado que todos devem pagar as passagens para ir ao Rio, sendo vedado o uso de jatos da Força Aérea Brasileira (FAB).
(Por Gabriel de Sousa e Gabriel Hirabahasi)
Leia mais: Genial/Quaest: 82% dos brasileiros defendem código de ética para o STF
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
