Lula estará em blocos de Carnaval em Salvador e Recife e em desfile no Rio
Ricardo Stuckert/PR
Brasília, 13/02/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai estar presente em dois blocos de Carnaval, em Salvador e Recife, e do desfile da Acadêmicos de Niterói, escola de samba do grupo especial do Carnaval carioca, neste final de semana.
A maratona de Lula busca ganhos eleitorais, mostrando vigor físico do petista e acenos a aliados que vão concorrer a governo estaduais.
Leia também: Veja o horário dos desfiles de Carnaval de São Paulo
Lula deve deixar Brasília na manhã desta sexta-feira, 13, chegando em Recife por volta das 15 horas. Neste horário, ele visitará um laboratório do Aché Laboratórios Farmacêuticos, em Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife. Essa será a única agenda de tom institucional do presidente no final de semana.
Na manhã de sábado, 14, o presidente estará no tradicional bloco do Galo da Madrugada, que desfila pelas ruas do Recife. Lula estará em um camarote junto ao prefeito da capital pernambucana, João Campos, que é presidente do PSB e concorrerá ao governo do Estado em outubro.
Ele disputará o pleito contra a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que também quer ter o petista no palanque. Ela não estará no espaço destinado a autoridades convidadas por Campos.
Ainda no sábado, mas pela noite, Lula estará em Salvador para participar do circuito Carnavalesco de Campo Grande. Ele estará no camarote do governo da Bahia, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele dormirá em Salvador e partirá para o Rio na manhã do domingo, 15.
Na capital fluminense, Lula terá uma agenda pela tarde no bairro de Jacarepaguá, cujos detalhes ainda não foram confirmados pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).
De noite, Lula estará em um camarote para acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, cujo samba-enredo consiste em uma homenagem a ele. O presidente não vai participar do desfile.
Campanha eleitoral
Na tarde de quinta-feira, 12, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade, o pedido do Partido Novo que tentava barrar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói.
A sigla acusa Lula, o PT e a agremiação de propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder.
A relatora do caso, ministra Estela Aranha, votou pela rejeição do pedido. Ao fundamentar seu voto, a ministra afirmou que não é possível reconhecer abuso de poder de forma preventiva, antes da ocorrência dos fatos e da formalização de eventual candidatura.
Os ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Cármen Lúcia, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva e Floriano de Azevedo Marques acompanharam o voto.
(Por Gabriel de Sousa)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
