IGP-M sobe 0,24% em abril, após queda de 0,34% em março

Adobe Stock

IGP-M é um indicador de inflação muito usado para reajuste de aluguel - Adobe Stock
IGP-M é um indicador de inflação muito usado para reajuste de aluguel

Por Gabriela Jucá, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 29/04/2025, às 10h53

São Paulo, 29/04/2025 - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) avançou 0,24% em abril, após queda de 0,34% em março, informou há pouco a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador acumula alta de 1,23% no ano e de 8,50% nos últimos 12 meses.

A expectativa do mercado, segundo a mediana das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, era de que o IGP-M recuasse 0,07% em abril ante março. A alta apresentada pelo índice superou o teto do intervalo de previsões, que ia de queda de 0,16% a alta de 0,05%.

Em 12 meses, a mediana das projeções para o IGP-M apontava alta de 8,17%, menor que a apresentada pelo índice em abril.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que caiu 0,73% em março, registrou alta de 0,13% nesta leitura.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), que avançou 0,80% em março, desacelerou a 0,46% em abril. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) acelerou de 0,38% para alta de 0,59% no período.

O que é o IGP-M?

Além de ser uma referência para a economia nacional, o IGP-M se destaca por sua aplicação prática em reajustes contratuais, especialmente em tarifas públicas, contratos de aluguel e serviços essenciais.

  • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): Representa 60% do índice total e reflete a produção de bens agropecuários e industriais, nas transações comerciais em nível de produtor.
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC): Equivale a 30% e mede as variações de preços nos setores varejistas e serviços de consumo, que impactam o consumidor final.
  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC): Corresponde a 10% e monitora os custos da construção civil, incluindo materiais e mão de obra especializada. 
Palavras-chave economia inflação preços

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias