Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Ladrões da Mário de Andrade são identificados e Interpol é acionada

Divulgação/ Prefeitura de São Paulo

Obras de  Matisse e Portinari foram roubadas durante a exposição "do livro ao museu" - Divulgação/ Prefeitura de São Paulo
Obras de Matisse e Portinari foram roubadas durante a exposição "do livro ao museu"
Marcel Naves
Por Marcel Naves marcel.naves@viva.com.br

Publicado em 08/12/2025, às 13h23 - Atualizado às 14h18

São Paulo, 08/12/2025 - A polícia identificou os dois criminosos que invadiram a biblioteca Mario de Andrade, no centro da capital paulista, e roubaram oito gravuras de Henri Matisse e cinco gravuras de Candido Portinari, da obra “Menino de Engenho”. As peças faziam parte da exposição "Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade". 
Os criminosos que  não tiveram os nomes revelados foram identificados com a ajuda de câmeras de vigilância, que flagraram a dupla andando com as obras roubadas na manhã do domingo (7). As peças ainda não foram recuperadas.

Leia também: Criminosos roubaram obras de Matisse e Portinari da Biblioteca Mário de Andrade

Ações para evitar que as obras deixem o país

A Prefeitura de São Paulo informou nesta segunda-feira (8) que acionou a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), por meio da Polícia Federal, para impedir que as obras roubadas na Biblioteca Mario de Andrade sejam levadas para fora do País.
A organização desenvolveu o aplicativo “ID-Art”, que auxilia na identificação de bens culturais subtraídos, no combate ao tráfico ilícito e na recuperação de itens roubados. O app está disponível gratuitamente no site da instituição.
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação de Galeria de Artes do Brasil (AGAB) também foram notificados pela prefeitura paulista sobre o roubo.
Henri Matisse é um dos grandes nomes do modernismo europeu conhecido pelas cores vibrantes e pela liberdade criativa que marcou o fauvismo. Suas gravuras e pinturas influenciaram gerações de artistas e se tornaram símbolos de inovação e ruptura no século 20. 

Candido Portinari é um dos artistas brasileiros mais reconhecidos mundialmente autor de obras que abordam temas sociais, culturais e históricos do Brasil. Seus trabalhos carregam forte identidade nacional e profundo compromisso com questões humanas.









Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias