Valter Campanato/Agência Brasil
Por Por Gabriel Hirabahasi e Gabriel de Sousa, da Broadcast
redacao@viva.com.brBrasília, 28/08/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 28, que o governo deve lançar "logo, logo" uma universidade dos esportes. Também afirmou que o governo encaminhou nesta quinta para a Casa Civil um texto de lei de incentivo ao futebol feminino.
A declaração foi dada durante encontro de Lula com atletas que foram medalhistas de prata no Mundial de Ginástica Rítmica. O evento foi fechado. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência divulgou áudio após as falas.
"Nós vamos anunciar logo, logo, uma universidade dos esportes aqui no Brasil. Nós, a ideia inicial era criar uma faculdade de futebol, e eu achei que era melhor a gente avançar para uma coisa mais geral, porque a questão do esporte é mega diverso. Eu, agora que estou um pouco mais idoso, eu virei fã do surfe, eu virei fã do skate", afirmou o presidente.
A discussão sobre a criação de uma universidade do esporte não é nova. O presidente vem falando sobre isso neste ano. O objetivo seria auxiliar no desenvolvimento de modalidades esportivas e também na formação de novos atletas. O tema, no entanto, ainda não saiu do papel.
Sobre a lei de incentivo ao futebol feminino, Lula não deu mais detalhes. Disse, apenas, que o texto foi encaminhado à Casa Civil nesta quinta.
"Nós encaminhamos hoje, agora à tarde, para a Casa Civil, a lei de incentivo ao futebol feminino. Então, eu acho que é um encaminhamento pertinente também para a gente decidir entregar", declarou.
O presidente reforçou, durante o encontro, a importância do Bolsa Atleta e do investimento público em atletas das mais diversas modalidades. Afirmou que, "quando a pessoa fica famosa, não falta patrocínio, mas até ficar famosa, se não tiver uma mãe ou pai que incentivem e se não tiver ajuda do poder público, as pessoas não conseguem evoluir".
"Então eu fico muito feliz que todas vocês são recebedoras do Bolsa Atleta, acho que hoje nós temos praticamente 9.700 atletas recebendo o Bolsa Atleta, nós vamos continuar fortalecendo o Bolsa Atleta porque cabe ao governo tirar as condições para que vocês possam ter a chance de disputar com americana, com russa, com alemã, com polonesa, com francesa, ou seja, uma demonstração de que nós somos brasileiros e não desistimos nunca", afirmou.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.