Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Lula indica o advogado geral da União, Jorge Messias, para a vaga de Barroso no STF

José Cruz/Agência Brasil

Atual advogado geral de União, Jorge Messias teve sua indicação para o Supremo Tribunal Federal anunciada hoje - José Cruz/Agência Brasil
Atual advogado geral de União, Jorge Messias teve sua indicação para o Supremo Tribunal Federal anunciada hoje

Por Pepita Ortega, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 20/11/2025, às 14h59 - Atualizado às 17h15
Brasília, 20/11/2025 - A indicação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  do advogado geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal, foi anunciada nesta quinta-feira e publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Messias, que foi indicado para substituir o ministro Luiz Carlos Barros, ainda passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e também terá de ter o nome aprovado no plenário da Casa.
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, parabenizou Messias pela indicação, destacando que ela "tem significado especial para a advocacia". 
Leia também: AGU trabalha na minuta sobre ressarcimento de vítimas da fraude no INSS
 "Trata-se de um advogado de carreira, com trajetória construída no serviço público e que, agora, é chamado a integrar o mais alto tribunal do País. A presença de nomes oriundos da advocacia no STF fortalece o diálogo entre as instituições do Sistema de Justiça e reconhece o papel da profissão na vida republicana", registrou Simonetti em nota.
Ele desejou sucesso a Messias no processo de sabatina no Senado Federal, "confiando que ele saberá reafirmar, com serenidade, a legitimidade de sua trajetória até essa nova responsabilidade". Ainda destacou "feitos" do ministro em "conjunto com a advocacia", citando a atuação, junto à Corte máxima, para "preservar os honorários da advocacia privada".

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias