Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Lula planeja criar Ministério da Segurança se PEC sobre o tema for aprovada

Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto

Segundo o presidente, após aprovação, haverá orçamento novo para a área - Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto
Segundo o presidente, após aprovação, haverá orçamento novo para a área
Por Broadcast

06/02/2026 | 15h56

Brasília, 06/02/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 6, que criará um Ministério da Segurança Pública caso o Congresso aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança. O projeto atualmente está em debate na Câmara.

"Se o Congresso Nacional aprovar a PEC da Segurança Pública, nós criaremos um ministério em seguida, porque a PEC é para decidir qual é o papel da União na intervenção da Segurança Pública", declarou durante entrevista à TV Aratu.

Leia mais: Brasil lança pacto nacional de enfrentamento ao feminicídio

Lula reafirmou ser necessário definir de forma mais clara o papel do governo federal na área e que será necessário reforçar o caixa. "Na hora que estiver definido, vamos ter que ter um orçamento novo para a Segurança Pública, dobrar o número de delegados da Polícia Federal, ter muito mais Polícia Rodoviária Federal, ter muito mais uma Guarda Nacional, uma Polícia Nacional que faça intervenção quando necessário", falou.

O presidente disse ainda que o governo federal não pode ser "apenas um repassador de pequenos recursos".

Se o governo federal entrar na questão da segurança pública, nós temos que ter um orçamento especial com muito dinheiro para que a intervenção seja teórica e prática ao mesmo tempo."

Leia mais: Segurança digital de bancos preocupa mais os 55+ do que Geração Z

O presidente disse também que os governos estaduais contrários à PEC não querem a ação do governo federal e citou Estados do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul. Segundo ele, todos os governadores do Nordeste se mostraram favoráveis à proposta.

"Quem não concordou são os Estados que não querem que o governo federal tenha qualquer intervenção. Goiás, São Paulo, Minas Gerais. Alguns Estados do Sul não quiseram. Mas a PEC é para dizer o seguinte: O governo federal está disposto a participar ativamente em parceria com o governo dos Estados na questão da segurança pública", declarou.

(Por Naomi Matsui e Geovani Bucci)

Leia mais: Homicídios e furtos sobem na cidade de SP em 2025; roubos diminuem

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias