Brasília, 27/08/2025 - O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou do programa “Bom dia, ministro”, do Canal Gov, canal operado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta manhã.
Na conversa, o líder destacou as prioridades de investimento e projetos do governo federal, com destaque para o projeto de lei contra adultização de menores, o metrô em Recife (PE) e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), sediada em Belém (PA).
O ministro indicou que o governo vai esperar a votação do
projeto de lei da adultização no Senado nesta semana para enviar as duas propostas de regulação das
big techs.
“Estamos aguardando a votação no Congresso desse texto (da adultização), que já traz algum nível de regulação. Não queremos competir ou modificar aquilo que o Congresso votar nesta semana. Vamos partir para complementar eventualmente preencher vazios daquilo que não for regulado neste texto.”
Rui Costa confirmou que serão dois projetos encaminhados pelo governo: um para tratar da regulação de conteúdo e outro sobre aspectos de competitividade econômica no setor.
O ministro anunciou que o governo federal deve finalizar “em uma ou duas semanas” o diálogo com o governo de Pernambuco em relação ao metrô do Recife.
“É um metrô que beneficia não só Recife, mas algumas cidades da região metropolitana. Nesses dois anos, trabalhamos junto ao BNDES para fazer levantamento de demanda e investimentos necessários. Estamos finalizando, diria que em mais uma ou duas semanas vamos ter finalizado o diálogo com o governo do Estado.”
Segundo Rui Costa, a operação deve ser semelhante ao que já aconteceu na Bahia: o governo fará o investimento, repassará para o Estado e o Estado fará a concessão. O ministro disse que o governo federal “fará investimento de R$ 3 bi para modernizar completamente o metrô”.
“O modelo é fazer como fizemos em todos os Estados. Transferir para o Estado e o Estado fazer a concessão. A exemplo do que foi feito na Bahia, onde temos o metrô funcionando atendendo duas cidades”, disse.
Quanto aos preparativos para a COP30, Rui Costa destacou que o governo investiu R$ 6 bilhões na infraestrutura de Belém, no Pará, para preparar a cidade para a conferência que ocorre em novembro deste ano.
Segundo o ministro, esse dinheiro vem sendo investido em "saneamento, drenagem, apoio à hotelaria, infraestrutura para preparar a cidade e o Estado para receber a COP30".