Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Ministro da Justiça anuncia medidas em parceria com o governador do Rio

Joédson Alves/Agência Brasil

Após reunião com o governador do Rio, Claudio Castro, ministro Ricardo Lewandowiski anunciou que União vai ajudar o estado - Joédson Alves/Agência Brasil
Após reunião com o governador do Rio, Claudio Castro, ministro Ricardo Lewandowiski anunciou que União vai ajudar o estado

Por Gabriel de Sousa e Daniela Amorim, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 29/10/2025, às 20h27
Brasília e Rio de Janeiro, 29/10/2025 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira, 29, medidas que serão feitas pelo governo federal para auxiliar o Rio de Janeiro na crise de segurança pública. A declaração foi feita em coletiva de imprensa após reunião de emergência com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
 Segundo Lewandowski, o governo federal colocou à disposição vagas em presídios federais e peritos criminais, além de aumento do efetivo da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional no Estado.
Leia também: PF foi comunicada de alguns detalhes sobre operação no Rio, diz Lewandowski
 Outro anúncio de Lewandowski foi a criação de um escritório emergencial de enfrentamento ao crime organizado, que será um espaço em que decisões serão tomadas com rapidez durante o período de crise.
“Vamos conjugar as forças federais com as forças estaduais para resolver rapidamente os problemas com os quais nós nos deparamos para a solução desta crise. A expressão tem o sentido de não criarmos uma estrutura burocrática permanente”, afirmou.
 Lewandowski garantiu também que as forças federais atuarão com “boa vontade” e que o governo federal vai investir “recursos materiais e humanos para ação mais integrada possível”. Ele também manifestou desejo de fazer a presença do governo federal permanecer “no máximo de tempo possível”.
Lewandowski disse também que o efetivo da PF no Rio aumentou em 50 pessoas desde o início da crise e que, em breve, o número vai ser elevado. Segundo o ministro, a atuação principal do governo vai se dar no nível das operações de inteligência. Uma das metas do governo federal é bater o recorde de apreensão de drogas e armas.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias