Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Gretchen fala de etarismo: "sigo 60+ e cheia de energia"

Reprodução Instagram

Gretchen diz que público precisa ter “outro olhar” para a questão da idade - Reprodução Instagram
Gretchen diz que público precisa ter “outro olhar” para a questão da idade
Por Bárbara Ferreira

08/02/2026 | 14h00

São Paulo, 08/02/2026 - Aos 66 anos, a cantora Gretchen se apresenta neste domingo, 8, no bloco Modo Surto, comandado por Luísa Sonza, em São Paulo. Ao VIVA, ela conta que continua “cheia de energia” e com planos para lançamento de clipe e músicas novas, ao mesmo tempo em que nota uma visão por vezes etarista do público pop. 

Eles acham que a partir dos 40 a pessoa já envelheceu, já não tem mais capacidade de fazer nada, e a coisa é bem diferente”, disse.

Leia também: Bloco 'Qué que deu?' nasce como resposta ao etarismo nos blocos de rua

Gretchen
Cantora e dançarina, Gretchen está com 66 anos - Reprodução/Instagram @viva.noticia

Um dos ícones carnavalescos brasileiros, Gretchen diz que público precisa ter “outro olhar” para a questão da idade. “A gente tem uma energia que muitas vezes pessoas mais jovens não tem. Acho que tudo depende do olhar”, pontuou. 

“Existe resistência não só do público pop, mas em todos os segmentos para os 50+. Seja em escritório, seja cantando”, disse Gretchen.

Sobre a nova escalada nas redes sociais, ela comentou que é movida por novidades. “Me traz um frescor. É exatamente isso que faz eu ser 60+ e consiga estar sempre cheia de energia”, afirmou.

Leia também: NOLT: novo rótulo corporativo gera dúvidas se ajuda a combater o idadismo

A líder do bloco, Luísa Sonza, reconhece a trajetória de sua convidada no Bloco Modo Surto, que diz ser uma entre suas referências de carnaval, ao lado de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, entre outras.

Leia também: Bloco de Ivete Sangalo arrasta 1,2 milhão de foliões em São Paulo

"A gente só sabe para onde vai se a gente sabe de onde vem", disse Sonza. "Ver essas mulheres fortes comandando essa multidão é muito bonito. Quero trazer essa experiência. Levo muito a sério essas inspirações. Tem que fazer muito bem feito, sabe? E me inspiro em todas elas", diz Sonza.

Os sucessos de Gretchen 


Maria Odete Brito de Miranda de Souza, conhecida como Gretchen, nasceu no Rio de Janeiro, em maio de 1959. Além de cantora e dançarina, ela se tornou uma personalidade brasileira. 

O nome profissional foi inspirado no filme brasileiro Aleluia, Gretchen (1976), que conta a história de uma família de imigrantes alemães do Brasil. Como cantora, é conhecida pelos sucessos "Freak le Boom Boom", "Conga, Conga, Conga" e "Melô do Piripipi", e vendeu 15 milhões de discos ao longo de quase quatro décadas.

Recentemente, a música "Freak le boom boom", lançada pela primeira vez em 1979, no começo da carreira de Gretchen, voltou a bombar nas redes sociais. O clássico foi redescoberto pela nova geração, que faz até coreografia da música. Por isso, este ano Gretchen lançou o EP “Freak le boom boom [Remixes]” (Universal Music Brasil), com quatro versões da faixa: a gravação original, de 1979; dois remixes assinados por Mister Sam, autor e produtor da canção; e uma releitura inédita feita por Gab Miranda, cantor e filho de Gretchen.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias