Série infantil de animação narrada por Ney Matogrosso estreia em fevereiro
Miguel Angeo e Eduardo Duval
02/02/2026 | 19h00
São Paulo, 02/02/2026 - A série de animação O Menino que Engoliu o Sol, narrada por Ney Matogrosso, estreia no SescTV a partir deste sábado, 7 de fevereiro. A produção apresenta 13 episódios de sete minutos, exibidos aos sábados, às 10h, com reapresentações ao longo da semana. A classificação indicativa é livre.
Leia também: Dia do Quadrinho Nacional: veja 12 obras marcantes da história dos HQs
Inspirada no livro homônimo de Ricardo Pieretti Câmara e dirigida por Patrícia Alves Dias, o primeiro episódio se chama “Ácó Cene”. Neste, o público conhece Manoel, um menino que brinca até com os rios, plantas e insetos, e tem como melhor amigo um peixe-cachorro. No entanto, ainda tem medo do escuro.
A série se passa no Pantanal e fala sobre crescer e aprender a conviver com o medo, segundo a produção. Baseado ainda no povo indígena Guató, a animação traz uma narrativa sobre infância em contato profundo com natureza e memória.
O projeto foi finalista do Japan Prize 2020, uma das mais tradicionais premiações internacionais dedicadas a conteúdos educativos. Os próximos episódios do mês “Ácó Dùni” (14/2), “Ácó Cùmu” (21/2), e “Ácó Rékai” (28/2) também serão exibidos no SescTV, o canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente.
Leia também: Meus romances nascem a partir de imagens, conta Rosa Montero
Para sintonizar o SescTV, consulte sua operadora. Ou assista online no site ou no aplicativo Sesc Digital, disponível gratuitamente no Google Play e App Store.
Quais são os episódios de fevereiro
- 07/02 – Ácó Cene
- 14/02 – Ácó Dùni
- 21/02 – Ácó Cùmu
- 28/02 – Ácó Rékai
Quando serão as reapresentações?
- Domingos, 17h30;
- Segundas, 15h;
- Terças, 9h;
- Quintas, 18h15
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
