Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

'Pacto Brasil de enfrentamento ao feminicídio' será lançado nesta semana

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Proposta deve ser assinada pelas cúpulas dos três Poderes, como informado no início de janeiro - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Proposta deve ser assinada pelas cúpulas dos três Poderes, como informado no início de janeiro
Por Broadcast

01/02/2026 | 11h19

Brasília, 01/02/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje, nas redes sociais, o lançamento nesta semana do chamado Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. A proposta ainda não foi detalhada pelo governo e deve ser divulgada em cerimônia na quarta-feira, em Brasília (DF), conforme agenda preliminar informada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Como noticiado no início do mês de janeiro, essa proposta deve ser assinada pelas cúpulas dos três Poderes. Além de Lula, é esperada a participação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e do presidente do STF, Edson Fachin.

Leia também: Feminicídios sobem 8,1% em um ano e batem recorde no Estado de SP

Essa não é uma batalha só das mulheres, mas sim uma luta de toda a sociedade. É preciso que os homens se envolvam nessa causa porque enfrentar a violência de gênero é um dever, defendeu Lula, em postagem nas redes nesta manhã.

A agenda preliminar do presidente para a semana está prevendo a participação na sessão solene de abertura do ano judiciário de 2026 na segunda-feira, 02.

Na terça-feira, Lula deve participar da apresentação das cartas credenciais de novos embaixadores.

(Por Renan Monteiro)

Leia também: Brasil tem 4 vítimas de feminicídio por dia e atinge o maior número na década

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias