Adobe Stock
Por Victor Ohana, do Broadcast
[email protected]Brasília, 16/04/2025 - Parlamentares e empresários estão organizando comitivas para os Estados Unidos com o objetivo de discutir o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. São dois grupos distintos, um liderado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), e outro pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.
De acordo com Trad, a iniciativa ocorre após um encontro do senador com o encarregado de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, em 18 de março. Na ocasião, o representante americano sugeriu a ida dos parlamentares brasileiros ao país.
A expectativa é de que os senadores conversem com membros do Legislativo estadunidense sobre as taxações estabelecidas. Segundo Trad, há esperanças de que a situação seja revertida em relação ao Brasil, por conta do histórico de 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Ainda não há previsão de data e de quais parlamentares vão integrar a comitiva.
“Ele, com todas as letras, falou que seria muito interessante se a gente organizasse uma comissão de parlamentares, deputados e senadores, para poder ir aos Estados Unidos na busca de um contato entre os parlamentares de lá, a fim de que a gente pudesse estabelecer um canal de diálogo e tentar diminuir essa tensão e reverter essa história que é o que nos interessa”, afirma Trad.
Com propósito semelhante, a CNI planeja uma caravana de 8 a 17 de maio. A delegação deve conter 15 empresas brasileiras, de setores como energia, combustíveis, biocombustíveis e máquinas e equipamentos.
De acordo com a instituição, há mobilização para a realização de agendas com representantes do governo americano e com o setor empresarial do país. A comitiva deve fazer agenda de forma separada à dos senadores.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.