Passa de 2 milhões de beneficiários que não reconhecem descontos e pedem reembolso

Divulgação/Gov.br

O órgão disponibilizou o aplicativo e o site Meu INSS para que os beneficiários consultarem qual associação fez o desconto - Divulgação/Gov.br
O órgão disponibilizou o aplicativo e o site Meu INSS para que os beneficiários consultarem qual associação fez o desconto

Por Estadão Conteúdo

[email protected]
Publicado em 23/05/2025, às 20h10
Brasília, 23/05/2025 - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta sexta-feira, 23, que, até as 17 horas, 2 milhões de beneficiários não reconheceram os descontos realizados por associações em seus benefícios, e solicitaram o reembolso. Em 24 horas, o número cresceu em 125.314 pessoas, totalizando 2.057.346. O aumento foi de 6,34%.
O número de associações que não foram reconhecidas se manteve em 41, conforme o primeiro boletim divulgado no dia 14 de maio.  Segundo o INSS, 2.057.346 beneficiários fizeram a consulta de descontos de entidades associativas. Destes, 46.282 autorizaram os descontos (2,25%).

Notificações

 No total, 9,4 milhões de pessoas foram notificadas pelo INSS sobre a ocorrência de descontos associativos em seus benefícios. O órgão disponibilizou, nesta semana, dois canais de atendimento - o aplicativo e site Meu INSS, além da central telefônica 135 - para que os beneficiários pudessem consultar qual associação realizou o desconto e o valor correspondente.
 A partir dessa notificação, o beneficiário pode manifestar se concorda ou não com o desconto associativo registrado. Em caso de discordância, ele deveria informar que não autorizou o referido desconto.
 Com essa negativa, o sistema gerará automaticamente uma cobrança à associação responsável. A entidade terá o prazo de 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o beneficiário, anexando ao sistema documentos, por exemplo, que atestem sua filiação, a autorização para o desconto e a identidade do segurado. Se ficar confirmado que não houve autorização formal, o beneficiário receberá o reembolso.
Palavras-chave INSS associações descontos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias