Lula Marques/Agência Brasil
São Paulo, 28/11/2025 – O Partido Liberal (PL) anunciou que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve as atividades partidárias suspensas e deixará de receber a remuneração da legenda. O comunicado foi feito um dia após a prisão definitiva do ex-chefe de Estado ser mantida em audiência de custódia, na quarta-feira, 26.
Em nota, o PL afirmou que a decisão foi tomada em conformidade com o artigo 22 da Lei 9.096/95, que determina o cancelamento imediato da filiação partidária em caso de suspensão dos direitos políticos. Segundo informou o partido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o salário de Bolsonaro é de R$ 33,8 mil.
Com a medida, Bolsonaro foi destituído do cargo de presidente de honra da sigla.
Leia também: Bolsonaro pode ir para o semiaberto ou para prisão domiciliar? Entenda
Desde sábado, 22, após tentar violar a tornozeleira eletrônica, o ex-presidente encontra-se preso na Sala de Estado-Maior da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), no Distrito Federal, onde cumpre, inicialmente em regime fechado, a pena de 27 anos e três meses.
Adaptado para o ex-presidente, o quarto da PF tem 12 m² e dispõe de cama de solteiro, aparelho de ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo.
Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ele é apontado pelo relator, Alexandre de Moraes, como o líder da organização criminosa armada, unindo-se a pessoas de confiança para planejar ações golpistas e promover a ruptura com as instituições democráticas.
Leia a nota do PL na íntegra:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Índice de Massa Corporal