Procon-SP instaura procedimento para averiguar falhas da Enel

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A Enel afirma que 24 horas os eventos climáticos de segunda-feira, já havia normalizado o fornecimento a 90% dos afetados - Envato
A Enel afirma que 24 horas os eventos climáticos de segunda-feira, já havia normalizado o fornecimento a 90% dos afetados

Por Luciana Collet, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 26/09/2025, às 19h24
São Paulo, 26/09/2025 - A Fundação Procon-SP informou ter aberto um procedimento de averiguação sobre falhas no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária Enel Distribuição São Paulo (Enel SP). A empresa terá de explicar as medidas tomadas e as ações em andamento, especialmente nos municípios de Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Rio Grande Da Serra e Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. O procedimento pode resultar em sanções como multa, por exemplo.
 O órgão estadual de defesa do consumidor quer saber "em detalhes" as providências tomadas e em execução para informar os consumidores, atender situações críticas como o fornecimento de geradores para hospitais e outros estabelecimentos prioritários, bem como quais os planos de resposta a eventos climáticos severos, dentre outras informações.
Leia também: Enel SP afirma que 95% dos clientes afetados por temporal tiveram a luz religada
 O Procon-SP disse em nota que vem monitorando a situação dos consumidores da Enel desde a última segunda-feira, 22, e que constatou que há ainda um número considerável de unidades consumidoras sem eletricidade.
 "Mais uma vez, a Enel não consegue cumprir os prazos estabelecidos tanto pelo Código de Defesa do Consumidor quanto da própria Portaria da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica}, deixando consumidores sem um serviço essencial", afirmou, citando que desde 2023 a capital paulista e região metropolitana sofrem com eventos climáticos severos e dois anos seria tempo suficiente para a concessionária tomar medidas de prevenção e de resiliência.
 A Enel já foi multada três vezes desde 2023 por falhas na prestação de serviço.

Empresa responde

 Procurada pela reportagem, a distribuidora afirmou que cerca de 24 horas após os eventos climáticos de segunda-feira, 22, já havia normalizado o fornecimento para aproximadamente 90% dos quase 600 mil clientes afetados pelas chuvas acompanhadas de rajadas de ventos de até 100 km/h que atingiram a área de concessão. A empresa disse que mobilizou 1.450 equipes de campo nas primeiras 24 horas e que foi mais ágil em relação a eventos climáticos anteriores.
 A companhia admitiu que houve "casos mais complexos", localizados em áreas de mata fechada e de difícil acesso, que envolveram a retirada de árvores de grande porte que impactou uma linha de alta tensão. Essa situação afetou o fornecimento para as regiões de Jaraguá, Anhanguera e Perus.
 Segundo Enel SP, a evolução do atendimento a emergências, ante ocorrências passadas, é resultado do aumento dos investimentos e aprimoramento do plano operacional, com reforço de equipes de campo, contratação de 1,2 mil colaboradores próprios, e ampliação da frota de geradores e do aumento das podas preventivas.

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