Adobe Stock
Por Daniel Galvão e Sandra Manfrini, do Broadcast
[email protected]São Paulo e Brasília, 01/05/2025 - O procurador federal Gilberto Waller Júnior, corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), foi nomeado ontem como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Waller Júnior substitui o ex-presidente Alessandro Stefanutto, que pediu demissão em meio a uma ordem judicial que decretou seu afastamento do cargo.
A nomeação foi publicada na noite de ontem, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A saída de Stefanutto aconteceu após a Polícia Federal (PF) ter deflagrado uma operação para investigar um esquema fraudulento de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
Segundo nota oficial da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a nomeação de Waller Júnior foi determinada à chefe substituta da Casa Civil, Míriam Belchior, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O novo presidente do INSS é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ele começou a carreira pública como procurador do INSS em 1998, ocupou os cargos de corregedor-geral do instituto de 2001 a 2004 e subprocurador-geral de 2007 a 2008.
Na Controladoria-Geral da União (CGU), foi ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019 e de corregedor-geral da União de 2019 a 2023. Hoje, ocupa o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.