Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Quatro milhões de pessoas são notificadas para fazer a prova de vida

Envato

Beneficiários do INSS convocados também podem realizar a prova de vida presencialmente em uma agência bancária - Envato
Beneficiários do INSS convocados também podem realizar a prova de vida presencialmente em uma agência bancária
Marcel Naves
Por Marcel Naves marcel.naves@viva.com.br

Publicado em 24/10/2025, às 17h26

São Paulo, 24/10;2025 - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar quatro milhões de beneficiários para realizarem a rrova de vida. O aviso foi enviado pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício.
A mensagem é destinada apenas aos beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática. A partir do recebimento o prazo é de 30 dias para fazer o procedimento para evitar o bloqueio do pagamento.
Leia também: Aposentadoria especial: quem tem direito e como funciona o benefício
A prova de vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito ao benefício previdenciário. Ela também é fundamental para evitar fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente.
Todos os benefícios do INSS como aposentadorias, pensões, auxílio por incapacidade temporária considerados de longa duração precisam da Prova de Vida anual. Segundo o órgão, como o atual sistema é totalmente informatizado, mais de 30 milhões de pessoas, ou seja 80% dos beneficiários, estão com a Prova de Vida válida.

Quem precisa fazer

Se você é aposentado, pensionista ou recebe algum benefício do governo, precisa realizar a Prova de Vida para continuar recebendo. Quando o INSS não consegue confirmar a prova de vida automaticamente, o beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, aplicativo, site do banco ou pessoalmente na agência bancária. 

Como fazer

Prova de Vida presencial: É realizada no balcão de atendimento do órgão pagador ou nos terminais de autoatendimento do banco pagador (caixa eletrônico). 
Prova de vida digital: Pode ser feita no aplicativo gov.br, por meio de reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Mas atenção é necessário possuir carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE, pois a foto que você tira para o reconhecimento facial é validada nas bases da Senatran e da Justiça Eleitoral.

Evite golpes

O INSS não realiza contatos diretos para solicitar a prova de vida. Nenhum servidor do Instituto entra em contato solicitando que o procedimento seja feito alegando que o benefício pode ser bloqueado. O INSS não envia servidores à casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a prova de vida.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias