Brasília, 01/08/2025 - O
ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira que tem mantido contato contínuo com a assessoria do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, e que está à disposição para se reunir com o americano.
“Desde que ele (Bessent) estava na Europa, nós estamos praticamente entrando em contato dia sim e dia não com a assessoria dele,
nos colocando à disposição. Ele é uma figura central, porque a secretaria dele, que é o ministério, na verdade, também tem uma dimensão política importante”, afirmou Haddad.
O ministro pontuou que
há alguns aspectos da decisão do presidente Donald Trump que resvalam na política. “E o Scott Bassett é alguém que pode ajudar a mediar o entendimento”, defendeu Haddad.
O auxiliar do presidente Lula afirmou também que é preciso haver compreensão por parte do governo americano de como funcionam as instituições brasileiras e de quais são os limites que o Poder Executivo tem, do ponto de vista constitucional e do ponto de vista da harmonia dos poderes. “Isso tudo precisa ser compreendido pelo lado de lá, porque senão passa uma impressão equivocada do que está acontecendo”.