Sánchez anuncia restabelecimento parcial da eletricidade após apagão na Espanha

Divulgação La Moncloa

Pedro Sánchez, presidente do Governo da Espanha - Divulgação La  Moncloa
Pedro Sánchez, presidente do Governo da Espanha

Por Poliana Santos e Pedro Lima, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 28/04/2025, às 18h21 - Atualizado às 18h34

São Paulo, 28/04/2025 - O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou que o fornecimento de eletricidade, interrompido de forma generalizada na Península Ibérica e em partes do sul da França, já foi parcialmente restabelecido. A situação foi provocada por uma crise no setor energético, e Sánchez destacou que a prioridade do governo é "recuperar a normalidade o mais rápido possível e devolver a eletricidade aos lares espanhóis".

Durante coletiva de imprensa no Complexo de La Moncloa, Sánchez informou que o fornecimento já foi restabelecido em várias regiões do norte e do sul da Espanha, graças às interconexões com França e Marrocos. Segundo ele, o governo também está reativando ciclos combinados e centrais hidrelétricas em todo o país, o que deve permitir a normalização completa do fornecimento "em breve".

A crise levou à solicitação do nível 3 de emergência de proteção civil em três comunidades autônomas: Andaluzia, Extremadura e Madrid. O governo informou que assumirá a gestão dessas regiões e adotará medidas para atender outras áreas que também pedirem assistência.

Embora as causas da interrupção ainda não tenham sido identificadas, Sánchez ressaltou que os sistemas de segurança, saúde e transporte seguem operando sem impactos relevantes. Hospitais estão funcionando com apoio de geradores, e não há registros significativos de insegurança nas ruas.

O tráfego aéreo permanece normal, mas o ferroviário foi temporariamente suspenso por questões de segurança. Já o sistema econômico continua operando normalmente, com pagamentos e serviços bancários eletrônicos sem interrupções.

Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que ofereceu apoio técnico à Espanha para lidar com a emergência de hoje no sistema energético do país. Em conversa com Pedro Sánchez, Zelensky destacou a experiência ucraniana em resistir a ataques à infraestrutura energética, embora as causas da interrupção ainda não tenham sido identificadas, segundo o governo espanhol.

"Ao longo dos anos de guerra e dos ataques russos contra o nosso sistema energético, a Ucrânia adquiriu uma experiência significativa em enfrentar qualquer desafio energético, incluindo os blecautes", disse Zelensky em comunicado.

O líder ucraniano ressaltou que especialistas do país estão disponíveis para colaborar com os esforços de recuperação na Espanha. "Nossos especialistas podem contribuir para os trabalhos de recuperação. Ofereci essa ajuda à Espanha", disse. Zelensky também determinou ação imediata de seu governo: "Instruí o ministro de Energia da Ucrânia a agir com a máxima rapidez."

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias