Terremoto de magnitude 7,4 atinge Argentina e Chile; autoridades emitem alerta de tsunami

Adobe Stock

As informações foram passadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos - Adobe Stock
As informações foram passadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos

Por Broadcast

[email protected]
Publicado em 02/05/2025, às 15h24

Santiago, 02/05/2025 - Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Argentina e o Chile nesta sexta-feira, 2, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, acrescentando que o epicentro do terremoto foi sob o oceano, 219 quilômetros ao sul da cidade argentina de Ushuaia.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, usou sua conta no X, antigo Twitter, para dizer que “todos os recursos estão disponíveis” para responder a possíveis emergências. “Pedimos o deslocamento do litoral em toda a região de Magalhães. Neste momento, nosso dever é nos prevenirmos e ouvir as autoridades”, disse o presidente.

O terremoto ocorreu às 8h58, horário local (9h58 de Brasília), e as cidades mais próximas são Ushuaia, na Argentina, a 219 quilômetros do epicentro, e, no lado do Chile, a cidade portuária de Punta Arenas, a cerca de 440 quilômetros de distância.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile informou que enviou pessoal à área para avaliar os danos, embora até o momento não tenha havido relatos de vítimas ou danos materiais, disse Miguel Ortiz, vice-diretor de gestão da agência na região, em uma entrevista coletiva. “Pedimos à população de Magalhães que permaneça em áreas seguras”, pois “são esperados tremores secundários”, disse ele.

As autoridades chilenas citaram a possibilidade de tsunami e emitiram um alerta de deslocamento para a população na região costeira do Estreito de Magalhães, extremo sul do país. Também foi solicitado que as pessoas deixassem todas as áreas de praia no território antártico chileno. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA), informou que as ondas poderiam chegar à Antártica já na próxima hora, enquanto poderiam levar até 12 horas para chegar a locais mais remotos.

Na cidade argentina de Ushuaia, considerada a mais ao sul do mundo, as autoridades locais suspenderam todos os tipos de atividades aquáticas e a navegação no Canal de Beagle por pelo menos três horas. Não foram registrados danos materiais ou deslocamentos. Fonte: Associated Press.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias