RS/Fotos Publicas | Ricardo Stuckert/PR
Por Isabella Pugliese Vellani, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 14/10/2025 - O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a dizer que teve uma "boa conversa" com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em comentários antes da reunião bilateral com o presidente da Argentina, Javier Milei, nesta terça-feira, em Washington. No entanto, Trump disse que o Brics realizou um "ataque ao dólar" e, por isso, ameaçou tarifas contra os países do grupo.
Sobre a China, Trump reafirmou que possui uma "boa relação" com o presidente Xi Jinping, mas que o vínculo se complica "às vezes" porque a China "gosta de ter vantagem sobre tudo". "Tudo ficará bem na relação com a China", acrescentou.
Leia também: Trump afirma que 'conseguimos o que muitos acharam que era impossível'
Na rodada de perguntas dos jornalistas, o presidente americano teceu críticas à Vladimir Putin por continuar a guerra contra a Ucrânia. "Eu e Putin tínhamos uma relação boa, não há motivos para continuar guerra. Ele não quer terminar o conflito, a economia russa irá colapsar", disse. Poucos minutos depois, o republicano afirmou que ele e o líder russo ainda "tem um bom relacionamento".
Sobre Milei, com quem se encontraria após o 'quebra-queixo', Trump afirmou que se o presidente argentino não vencer as eleições no país, os EUA "não perderão tempo". "Queremos ajudar a Argentina, faremos mais comércio com eles, que possuem bons produtos. Queremos que a Argentina tenha sucesso", afirmou.
O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, também presente na ocasião, reafirmou apoio ao grupo política de Milei nas eleições legislativas do país, que acontecerão ainda neste mês. "Milei se sairá bem nas eleições, ele tem lutado contra anos de economia ruim", mencionou. O secretário do Estado americano, Marco Rubio, por sua vez, ressaltou que os EUA possuem "grandes aliados" na América do Sul.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe