São Paulo, 24/11/2025 - O presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou um possível progresso nas negociações entre Rússia e Ucrânia, em publicação na Truth Social nesta segunda-feira. Em meio às conversas que podem encerrar o conflito no Leste Europeu, ele afirmou que "algo bom pode estar acontecendo".
"É realmente possível que grandes progressos estejam sendo feitos nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia? Não acredite até ver, mas algo bom pode estar acontecendo", escreveu na postagem, sem mencionar mais detalhes.
Por sua vez, o presidente da Ucrânia,
Volodymyr Zelensky, afirmou, em postagem na rede social X, que a diplomacia foi revigorada, salientando que espera que o resultado traga os passos certos.
"A Ucrânia nunca quis a guerra e nunca seremos um obstáculo à paz", escreveu.
"A prioridade número um é uma paz sólida, segurança garantida, respeito ao nosso povo e respeito a todos que deram suas vidas defendendo a Ucrânia da agressão russa", completou.
Zelensky disse ainda que milhões de ucranianos apoiam claramente a posição do Estado. "Há um apoio firme à nossa independência e à soberania ucraniana. O povo deve se beneficiar de todas as decisões políticas".
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou neste domingo que o plano da Casa Branca para um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia poderá ser finalizado até quinta-feira, 27.
Para o Deutsche Bank, o desdobramento geopolítico mais significativo talvez seja a resposta da Ucrânia ao ultimato, embora os EUA pareçam ter indicado durante o fim de semana que há alguma margem para negociação.