Bem-estar emocional pesa nas escolhas de compra para a maioria dos brasileiros

Envato

A avaliação dos responsáveis pela pesquisa é de que os consumidores esperam apoio emocional e responsabilidade social das marcas - Envato
A avaliação dos responsáveis pela pesquisa é de que os consumidores esperam apoio emocional e responsabilidade social das marcas

Por Manuela França

redacao@viva.com.br
Publicado em 20/09/2025, às 12h30

São Paulo, 20/09/2025 – Uma pesquisa realizada pela empresa Fully Ecosystem, do grupo Prudential  International, revela que 9 em cada 10 brasileiros reconhecem que seu estado emocional tem influência diretamente nas suas escolhas de consumo e nas decisões financeiras. O levantamento, realizado em setembro, com mil consumidores, mostra que 56% já experimentaram desconforto emocional relacionado ao ato de consumir, indicando que decisões de compra impulsivas ou mal planejadas podem ser gatilhos de ansiedade ou culpa.

Com setembro sendo o mês dedicado à conscientização sobre saúde mental (Setembro Amarelo) e também à celebração da Semana do Cliente, a pesquisa destaca como o bem-estar emocional está se tornando um fator crucial na hora de consumir.

Leia também: Problemas financeiros atingem saúde emocional de 7 em cada 10 brasileiros

Além disso, 38,6% dos consumidores afirmaram que o posicionamento das marcas em relação à saúde mental e ao bem-estar influencia diretamente sua decisão de compra. Isso reflete, de acordo com a empresa responsável pelos estudo, uma mudança de mentalidade: os consumidores não buscam apenas produtos ou serviços competitivos, mas também esperam que as marcas assumam responsabilidade social em relação a questões emocionais.

A pesquisa também mostra que 53,1% dos entrevistados afirmam que o oferecimento de recursos de apoio por parte de uma marca pode ser um fator decisivo na escolha de compra. E 74,7% dos consumidores acham relevante campanhas promocionais associadas a temas como saúde mental e consumo sustentável.

A vice presidente de Marketing, Produto e Customer Experience na Fully Ecosystem, Vivian Muniz, aponta que o consumo pode tanto ser um gatilho de ansiedade quanto uma ferramenta de equilíbrio, dependendo de como é conduzido. Nesse sentido, cresce a demanda por mais responsabilidade das empresas em suas comunicações e estratégias.

Na visão da Fully Ecosystem, o estudo mostra que, para muitas marcas, o desafio é perceber que apoiar a saúde mental vai além de uma ação social: é uma estratégia de negócios que pode criar um vínculo mais forte com os consumidores, alinhando-se às expectativas do público que busca não apenas produtos, mas também um propósito e impacto positivo em suas decisões de compra.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias