São Paulo, 05/09/2025 - O impacto da falta de
disciplina financeira na saúde emocional é um fato para 66% dos brasileiros, segundo pesquisa recente da Creditas, feita em parceria com a Opinion Box. E entre as mulheres esse índice chega a 73%, reafirmando a questão financeira como um dos principais pontos de sofrimento emocional no país.
Por sua vez, levantamento da
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o problema está cada vez mais longe de uma solução. Em agosto, de acordo com a pesquisa mensal da CNC, a inadimplência do consumidor atingiu 30,2% da população brasileira. Esse é o maior patamar desde setembro de 2023. O levantamento também mostrou que o endividamento ficou praticamente estável em um patamar alto, de 78,5%.
Solidão e vergonha
Entre os entrevistados pela Opinion Box, 50% afirmam ter o endividamento como questão de ansiedade constante. Outros 38% assumem que não conseguem dormir bem, 33% dizem ter vergonha de sua situação financeira e 31% estão deprimidos por conta da atual situação financeira.
O gerente de Benefícios da Creditas, Marcelo Leitão, ressalta que
falar sobre dinheiro ainda é um tabu para muitos brasileiros, mas é exatamente através do diálogo que se encontra uma saída para essa situação tão difícil.
"A educação financeira é um antídoto contra a ansiedade financeira”.