Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brA nova febre das redes sociais, o morango do amor, conquistou os brasileiros com sua casquinha crocante de caramelo envolvendo a fruta fresca.
A combinação de sabor e aparência convidativa tem sido destaque em vídeos virais, receitas caseiras e vitrines de confeitarias.
No entanto, junto com a popularidade, surgiram alertas de profissionais da área odontológica sobre os perigos que esse doce pode representar para dentes, próteses e aparelhos ortodônticos.
Leia também: 7 festas do morango pelo país para aproveitar a época da fruta
Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), há relatos de pessoas que sofreram fraturas dentárias, perderam facetas ou até tiveram próteses arrancadas por conta da consistência dura e pegajosa do caramelo que reveste o morango.
Diante do cenário, confira a seguir os cuidados essenciais para que o consumo do doce não comprometa a saúde bucal. Confira abaixo:
O primeiro ponto de atenção está relacionado à força necessária para morder a camada de açúcar endurecida. Os dentes da frente, especialmente se já restaurados, são os mais vulneráveis a fraturas. A recomendação é evitar o impacto direto com os incisivos, preferindo cortar o doce com faca e levar pequenos pedaços à boca, priorizando a mastigação com os dentes posteriores, que são mais resistentes.
A alta concentração de açúcar presente na receita, que pode favorecer o aparecimento de cáries. O risco aumenta quando há acúmulo de resíduos nos dentes, especialmente em regiões de difícil acesso. Para prevenir o problema, é indicado escovar os dentes logo após o consumo, com atenção especial à limpeza entre os dentes e à completa remoção do caramelo, que tende a aderir à superfície dental.
O terceiro cuidado envolve pacientes com dispositivos odontológicos como facetas, próteses ou aparelhos. O contato com alimentos duros e pegajosos pode danificar essas estruturas ou até causar acidentes na cavidade oral.
Leia também: Nem na geladeira, nem na fruteira: veja o local certo para guardar os morangos
Nesses casos, a orientação é evitar totalmente o consumo do doce e buscar alternativas mais seguras. Receitas que combinem morango com outros ingredientes de textura macia, por exemplo, podem ser opções viáveis.
Em situações em que ocorra fratura, descolamento ou qualquer outro acidente durante o consumo, a recomendação é procurar atendimento odontológico o mais rápido possível, de acordo com a conselheira do Conselho Federal de Odontologia, Bianca Zambiasi, professora universitária e doutora em Odontologia com área de concentração em Dentística Restauradora.
É fundamental reforçar que pacientes com aparelhos ortodônticos, lentes, facetas e próteses em geral, não devem ingerir alimentos duros e pegajosos. Os demais pacientes também não estão isentos do risco de acidentes e devem tomar cuidados na mordida e mastigação. E, havendo acidentes, devem procurar pelo cirurgião-dentista o quanto antes, para que seja realizado o atendimento de urgência”, afirma Bianca Zambiasi.
Leia também: Morango do Amor: como o sucesso do doce se tornou oportunidade para pequenos negócios
O morango do amor pode continuar sendo uma sobremesa encantadora, desde que apreciado com consciência. A moderação e os cuidados recomendados pelos profissionais da odontologia são fundamentais para que a experiência com o doce não deixe marcas indesejadas no sorriso.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.