Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Descubra os benefícios do feijão e do grão-de-bico para a saúde

Unsplash

Estudo aponta que a importância do feijão e grão-de-bico para a proteção cardiovascular - Unsplash
Estudo aponta que a importância do feijão e grão-de-bico para a proteção cardiovascular

Por Isabela Toledo

redacao@viva.com.br
Publicado em 20/11/2025, às 11h00

São Paulo, 20/11/2025 - O feijão e o grão-de-bico, duas leguminosas comuns na cozinha brasileira, têm se mostrado aliados potentes da saúde cardiovascular. De acordo com um estudo apresentado na Nutrition 2025, elas ajudam a reduzir colesterol, inflamação e a proteger o coração.

Leia também: 7 erros comuns na cozinha que podem causar intoxicação alimentar

Nutrientes essenciais para o coração

O feijão e o grão-de-bico são ricos em fibras, ferro, potássio e vitaminas do complexo B, componentes-chave para uma alimentação saudável e equilibrada. Essas leguminosas ainda fornecem proteínas vegetais de qualidade, sendo opções nutritivas e acessíveis para o dia a dia.

Na pesquisa, 72 adultos com pré-diabetes seguiram uma dieta controlada por 12 semanas para comparar os efeitos do feijão-preto, do grão-de-bico e do arroz.

Leia também: Colocar este tempero na água do feijão pode melhorar a digestão e evitar gases

O grupo que consumiu grão-de-bico reduziu seu colesterol total de 200,4 mg/dL para 185,5 mg/dL, enquanto quem comeu feijão-preto teve uma queda significativa nos níveis de interleucina-6, uma molécula relacionada à inflamação.

Por que isso faz bem ao coração?

De acordo com os pesquisadores, a redução do colesterol e da inflamação sugere que essas leguminosas são importantes para a proteção cardiovascular, especialmente para quem precisa controlar lipídios ou sofre com processos inflamatórios.

Leia também: Festival Nordestino 2025: música, cultura e gastronomia típica em São Paulo

Adicionar uma xícara de uma das leguminosas por dia nas refeições pode ser um grande passo para a saúde cardiovascular. São ingredientes versáteis: vão bem em saladas, sopas, salteados, purês ou como base de pratos vegetarianos.

Mas vale lembrar que o feijão e o grão-de-bico não fazem milagre sozinhos, segundo o estudo, para obter os benefícios, o consumo regular deve estar inserido em um estilo de vida mais amplo. Manter uma dieta variada, praticar atividade física, dormir bem e cuidar da saúde mental são fatores igualmente importantes para proteger o coração.

Leia também: Você está usando o micro-ondas errado? Veja 7 coisas para não fazer

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias